Manchetes

"Amarelinhos" terão nova farda azul a partir de hoje

Os agentes de trânsito do município, chamados de ‘amarelinhos’, vão mudar de cor, pelo menos no fardamento. As novas vestes - calça e camisa - deixam ser amarelas e passam a ser azuis, em duas tonalidades – calça azul-marinho e camisa em azul-claro. A partir do meio-dia de hoje, os servidores já vão estar vestidos com a nova roupa para dar expediente.
Desde que a municipalização do trânsito entrou em vigor em 2009, os agentes de trânsito pertenciam à Gerência Executiva de Trânsito (GETRAN). Neste ano, a categoria foi deslocada para a Secretaria de Defesa Social, ficando sob responsabilidade da Guarda Civil Municipal.
A mudança nas cores foi a forma escolhida para padronizar as fardas dos servidores dos departamentos que compõem a guarda. “Na grande maioria dos municípios de todo o Brasil, as fardas são padronizadas. Resolvemos então padronizar nosso departamento”, explica Osnildo Morais, chefe do setor.
Ele acredita que a população não vai levar muito tempo para se acostumar com o novo visual dos servidores.


A mudança na cor e tipo do material não agradou a muitos agentes. Eles reclamam que o tecido, os bordados e acabamentos da nova camisa são de qualidade inferior à farda que eles estavam usando desde quando a categoria foi criada.


Um agente de trânsito que preferiu não ser identificado disse que as mulheres estão temendo tomar banho de chuva quando estiverem trabalhando e deixar alguma coisa a mostra de tão transparente que o tecido é.


“Não entendo o porquê da mudança da cor do fardamento. Esperava um material com mais qualidade - o que recebemos não atende as nossas necessidades. O fardamento prometido foi um de primeira linha, com itens de segurança, mas não foi bem isso que aconteceu”, disse o servidor.


A situação com a qualidade é tão preocupante que outro agente de trânsito ouvido por nossa equipe de reportagem denuncia que em várias camisas há um erro gramatical no brasão que é colado no peito. Em vez de “Agente”, algumas peças vieram com um “m” em vez de um “n”, sendo, portanto, “Agemte”.


“Quando vi não acreditei nesse erro. Entre várias outras escolhi a camisa que não tinha esse erro”, conta o agente que pediu para o nome ser resguardado.


O novo fardamento que ainda conta com boné e cinto branco poderá ser conferido no tradicional desfile de 30 de Setembro na noite de hoje, na Avenida Alberto Maranhão. Mas, nem todos os agentes vão desfilar, apenas os que estiverem conduzindo as 14 motocicletas e os três carros da corporação. Estes veículos são outra novidade no setor de fiscalização do trânsito mossoroense.


Os dois Gols e uma Saveiro utilizadas anteriormente dão lugar a uma pick-up Strada e dois Fiat Uno. Os veículos ganharam uma nova adesivagem de identificação, mas permanecem com a cor amarela como destaque.


Com informações do repórter Bruno Soares
Foto: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste
Fonte: Gazeta do Oeste

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags