Manchetes

Conheça a Guarda Municipal de Mossoró e seus Serviços

Guarda Civil Municipal de Mossoró. Ao todo, somos 238 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão Mossoroense. 
Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão. 
Brasão da Guarda Municipal de Mossoró
Fazemos parte desta Instituição desde o dia 09 de junho de 2012, data essa na qual começamos atuando no evento promovido pela Prefeitura de Mossoró "Pingo do Mei Dia".
Outra informação é que fomos homologados do certame que foi promovido pela Prefeitura Municipal em 2010.
A Guarda Municipal de Mossoró foi qualificada, durante aproximadamente 03 meses juntamente com a Polícia Militar ( 2° Batalhão de Polícia Militar), passando pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental até o Departamento Penitenciário Federal (Depen), onde fomos aprovados e homologados para fazer parte desta Instituição.


Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil
Francisco Alvibá Gomes Ferreira é Ten. Cel. da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Atuou como diretor da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, também como Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar em Pau dos Ferros- RN. Comandante do 2º e 12º Batalhão de Polícia Militar em Mossoró. 
Contato: (84) 3315-5168 / (84) 3315-5045
Endereço Rua Rui Barbosa, 225, Alto da Conceição, Mossoró/RN - CEP: 59.814-900

Comando da Guarda Civil
Jailson Regis Nogueira, é Sub-Tenente da Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte, natural de Mossoró-RN. Serviu a Marinha do Brasil, e Ingressou na PM RN em  11 de abril de 1988.  Exerceu a função de Delegado de Polícia em vários município. Foi candidato a vereador na cidade de Tibau e hoje exerce o cargo de Comandante de Guarda Civil Municipal de Mossoró.

Conheça nossos Pelotões  
PELOTÃO AMBIENTAL ( PAAM)

A Guarda Civil Municipal, implantou o Pelotão de Ação Ambiental Municipal (PAAM) para atuar na defesa e preservação do meio ambiente. A medida faz parte da Política Municipal do Meio Ambiente, que visa prevenir e reprimir ações predatórias. 
Brasão
O grupamento foi submetido a um treinamento especializado na área ambiental, desenvolvido pela Subsecretaria da Gestão Ambiental, parceira da iniciativa. Os guardas ambientais utilizam uniformes com estampa camuflada e bota tática ou o uniforme padrão da Guarda Civil e viatura devidamente caracterizada.

RONDA OSTENSIVA MUNICIPAL (ROMU)
A Ronda Ostensiva Municipal ( ROMU) possui diversas Guarnições, pois é desse pelotão que possuímos os Agentes mais bem treinados e capacitados para atuar na rua em conjunto com outras Instituição de Segurança, dando um apoio a toda a Guarda Municipal, como também aos Postos Fixos e também nas escolas e praças em seu patrulhamento de rotina.
O brazão da ROMU é composto pelo nome da corporação e carrega consigo, uma águia. O significado da ave é associado a coragem, força, liberdade, agilidade e outras virtudes. Outra característica marcante da águia é a representação da liderança e do espírito vitorioso. Vale lembrar que o brasão foi criado pelo GCM Moura ( GCM desta Instituição).


PELOTÃO GUARDA COMUNITÁRIA (PGC)
O Pelotão da Guarda Comunitária atua nas Praças de Mossoró, principalmente no Centro da cidade, onde por sua vez, a fiscalização é feita com frequência com o objetivo de inibir delitos e ocorrências de vandalismo nas áreas de lazer da cidade, como também ao comércio local.
A ação tem conseguido diminuir o índice de ocorrências, como por exemplo, embriaguez, violência física, pessoas portando armas brancas como facas e canivetes, consumo de drogas, a depredação do patrimônio público municipal, dentre outros casos.


SERVIÇOS: UTILIDADE PÚBLICA
A Guarda Civil Municipal de Mossoró, juntamente com o Departamento de Planejamento e Inteligência(DPI) implantou o serviço de utilidade pública, onde divulgamos em nosso blog, nas redes sociais e na mídia mossoroense, documentos encontrados no dia a dia pela população, pelos nossos Agentes de Segurança, ou até mesmo em parceria com outros órgãos.
Para ver a lista completa dos documentos, favor constatar a barra lateral direita do blog e verificar as listas disponíveis. 


OUVIDORIA
A Prefeitura Municipal de Mossoró coloca a disposição da comunidade o serviço da ouvidoria da Guarda Municipal que funciona tanto presencial, por e-mail (ouvidoriagcm@prefeiturademossoro.com.br). A intenção é a de qualificar, ampliar e fortalecer o relacionamento entre os profissionais da Guarda Municipal e a sociedade mossoroense.
Este serviço foi criado para ouvir e encaminhar reclamações, denúncias, agradecimentos, comentários e sugestões ligados a Guarda Municipal de Mossoró.



QUALIFICAÇÃO: CURSO SOBREVIVÊNCIA
Nossos Guerreiros já participaram de vários treinamentos, dentre eles, o que merece destaque foi o Curso de Sobrevivência em Área Inóspitas, como também o Curso de Nivelamento Tático Operacional em Aracaju. 
Nossos Guardas já passaram por situação de resgate na mata, obtenção de água, fogo e alimentos, tipos de abrigos, identificar animais peçonhentos, como também  diferenciar alimentos prejudiciais a saúde  tipos de nós e amarras, instrução sobre facas e materiais cortantes, Atendimento Pro-Hospitalar entre outras instruções.Controle de Distúrbio Civil, Gerenciamento de crises e ocorrências com bomba, ações táticas em área rural e urbana, Noções de inteligência e contra inteligência, Ordenamento jurídico no âmbito da Segurança Pública. 

SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA

A Guarda Civil Municipal de Mossoró implantou o Serviço de Inteligência para Proteção ao Patrimônio Público. Desde a sua implantação, o serviço tem sido um sucesso, além de ser uma forma de garantir a segurança da administração pública e dos cidadãos que utilizam seus serviços. A iniciativa funciona dentro das expectativas e representa um importante elo entre a Guarda Civil e os demais órgãos de segurança, como as Polícias Civil e Militar.
A Inteligência da GCM atua no levantamento de informações de atos ilícitos acorridos nos equipamentos públicos municipais. 

CECON
A Central de Controle (CECON), funciona 24 horas, 07 dias por semana, recebendo ligações através do número gratuito 153, onde disponibilizamos de um efetivo de 12 Guardas Municipais, bem treinados e capacitados para atender a demanda dos órgãos públicos municipais e também a população mossoroense.

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags