Manchetes

Conheça a Guarda Municipal de Natal - GMN

A Guarda Municipal do Natal, que atua na Capital do Estado do Rio Grande do Norte, é uma corporação uniformizada e armada, a qual cabe a vigilância dos bens, serviços e instalações municipais e a colaboração com a segurança pública e preservação do patrimônio público, histórico e ambiental, na forma da lei.

Criada pela Lei Municipal nº 4.000 de 04 de Junho de 1991, a Guarda Municipal de Natal conta com um efetivo de mais de 524 guardas, sendo 400 homens e 124 mulheres, destes, 465 são Gm’s, 46 são Chefes de Grupo de Ação e 13 são 2º Supervisores.
De acordo com o artigo 144 (parágrafo 8), da Constituição Brasileira, os municípios podem constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações. Além disso, cabe aos guardas a preservação do patrimônio ambiental e colaboração com a segurança pública.
A GMN presta serviço nas unidades de saúde, secretarias, praças, mercado público, conta também com pelotão de Ronda Ostensiva Municipal “ROMU”, Grupamento de Ação Ambiental “GAAM”, e Pelotão Escolar, em toda parte município a GMN estar presente.

GRUPAMENTOS

GMN
A Guarda Municipal do Natal tem uma atuação social assídua em diversas áreas do município de Natal. Buscando interagir em prol da formação de uma sociedade mais justa e igualitária, onde o cidadão venha encontrar respeito, cidadania e paz social.
Dentro dessa ótica foram formados quatro grupamentos distintos, o GAAM (Grupamento de Ação Ambiental), a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), o GAT (Grupamento de Ação Tática) e o GAPA (Grupamento de Ação Patrimonial).

GAAM

O Grupamento de Ação Ambiental foi criado através da Lei 5.391, de 31 de outubro de 2002. A ele cabe a responsabilidade de preservar o patrimônio ambiental do município, agindo em observação do estrito cumprimento das normas e recomendações expedidas pela Secretaria Especial do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

O GAAM ainda tem a prerrogativa de promover visitas e policiamento aos locais da cidade onde existem ecos-sistema, adotando políticas educacionais de divulgação para prevenção da natureza, analisando relatórios de impacto ambientais, combatendo crimes ambientais, entre outras missões.

O Grupo de Ação Ambiental da Guarda Municipal de Natal foi criado através da Lei 5.391, de 31 de outubro de 2002 o Grupo tem a função de Preservar o patrimônio ambiental, observar o estrito cumprimento das normas e recomendações expedidas pela Secretaria Especial do Meio Ambiente e Urbanismo; promover visitas as ZPA’s da cidade, adotar políticas de divulgação para prevenção da natureza, analisar relatórios de impacto ambientais, entre outras missões.

Composta atualmente por 59 GM´s efetivos que tem, além das atribuições normativas da GMN, o cumprimento das normas e recomendações expedidas pela Secretaria Especial do Meio Ambiente e Urbanismo, SEMURB.
Núcleo educacional: promover a conscientização pública e a educação ambiental em todos os níveis de ensino incluindo a comunidade objetivando assim, sua participação na defesa do meio ambiente.


Núcleo de supervisão e material: fiscalizar o cumprimento das atividades da Guarda Ambiental, bem como cuidar de sua estrutura física.


Núcleo operacional: promover patrulhamento ou visitas aos locais da cidade do Natal onde existam ecossistemas sujeitos à proteção ambiental, incluindo praças, parques, jardins monumentos e outros bens integrantes do município.

O GAAM tem sua base no parque Dom Nivaldo Monte, onde realiza patrulhamento interno e acompanhamento a trilhas do parque, os guardas recebem treinamento de ação ambiental e de procedimentos especiais.

GAT

O Grupamento de Ação Tática é composto por agentes treinados para atuar em situação de emergência voltada para invasão de prédios públicos, manifestações populares e em ocorrências envolvendo treinamento específico.

ROMU


A Ronda Ostensiva Municipal compõe uma unidade de apóio tático da GMN, a ela cabe a missão de monitorar preventivamente e atuar sistematicamente em situações de crise nas unidades, praças, logradouros e bens públicos municipais.

Dispondo de uma equipe treinada especificamente para agir nas diversas situações delituosas a ROMU também auxilia no âmbito do município em ações de segurança pública. Suas atribuições vão desde a prática contínua de rondas preventivas até apoio operacional permanente aos gm's e aos cidadãos natalenses.

A Ronda Ostensiva Municipal, foi Criada em 2004 e conta com um efetivo treinado para ações de pronto emprego e de Procedimentos Especiais, e tem como principal função o apoio a situações de crise nos prédios públicos municipais, garantir a execução dos serviços prestados pela Prefeitura assim como auxílio a segurança pública no âmbito de nossa cidade, hoje a ROMU conta também com pelotão de moto patrulhamento para dar mais agilidade nas ocorrências
Atribuições:

I – Fazer rondas ostensivas especialmente nas imediações dos próprios públicos municipais, praças, parques, contribuindo com a segurança publica municipal;

II – Contribuir com a segurança não só do próprio publico, mas com a segurança dos munícipes e dos próprios GMs, direcionando o seu foco de atuação a rondas preventivas e apoio operacional nos postos de serviço, servindo como auxilio a ocorrências em que por ventura excedam a capacidade do GM;

III – Visar o pronto-emprego de guardas municipais especializados para a solução de problemas imediatos e específicos, como tumulto, emergências de alto risco, pequenos delitos, combate às drogas, calamidades públicas e no auxilio à população.
GAPA

O Grupamento de Ação Patrimonial trata-se de um destacamento da GMN que atua em pontos fixos e é responsável pela manutenção da paz pública nas diversas unidades municipais.
A ele cabe a missão de zelar pela preservação do patrimônio público, assim como pela segurança dos funcionários e cidadãos que fazem uso dos bens e serviços coletivos.

O GAPA atua de forma cidadã em contato direto com a população informando, respeitando, mediando crises e agindo com firmeza nos casos que assim convém.
Fonte: Assecom e Os Municipais

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags