Manchetes

Limites de atuação da Guarda Civil

Texto enviada por uma aluna Guarda Civil de Mossoró da turma B
De acordo com o artigo 144 da Constituição Brasileira de 1988, a Guarda Civil Municipal foi criada para a proteção de bens, serviços e instalações municipais.
Já o Município - Artigo 1° e 18° da Constituição Federal, é uma organização política administrativa. O município se auto-organiza( Art 29)
O serviço de P.O e de preservação de Ordem Pública não são de competência dos municípios; visto que não são predominantes locais.
Lembrando a todos, que a Guarda Civil Municipal, não está alheia aos fatos sociais; sua simples presença já é um fator que inibe a violação da Ordem Social. A Guarda Civil ou qualquer pessoa, está autorizado a efetuar a prisão em flagrante.
As Guardas só podem ser destinadas a proteção de bens, serviços e instalações do município. Não lhes cabem portanto, os serviços de P. O de preservação da Ordem Pública de Polícia Judiciária. Alias, essas competências são atribuídas a Policia Militar e a Policia Civil.
A Segurança Pública no município se restringe a atividade de vigilância sendo voltada a segurança patrimonial de bens e serviços e instalações municipais.


7 comentários:

  1. O curso no quesito de aprendizagem pedagógica tem sido ótimo, no entanto no quesito disciplina está aquém do esperado.Apesar de não ser uma instituição militar,a guarda tem seu regime disciplinar, regime este que não está sendo colocado em prática,alunos entram e sai da sala na hora que quer,alunos sentados(deitados) na carteira sem nenhuma postura,alunos com cortes de cabelo indevido para profissão e etc...Não se faz necessário uma imposição tão severa, no entanto o mínimo de disciplina será importante até mesmo no dia-a-dia de função de guarda.Peço ao colega Rudrigo que coloque essa "idéia" mais vista e se possível em destaque nesse blog,haja vista que este tem tido muito aceitação com público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, vejo isso na sala de aula, pessoas que conversam, saem para ir ao banheiro 2 a 3 vezes na aula, e além do mais, temos que no mínimo, um pouco de disciplina, tais como: cortar o cabelo estilo militar ou ao menos baixo, chegar no horário correto, retirar a barba e manter uma postura de guarda e muito mais. Afinal, daqui a 3 meses estaremos nas ruas e para isso, temos que começar a se educar desde já!!!

      Excluir
  2. Ótimo comentário, mas ficar das 7h da manha as 11h e de 13h as 17h sentado em uma cadeira deconfortavel e sem ar condicionado no calor que faz Mossoro é quase impossivel ficar sentadinho na postura correta. O clima piora a tarde.Sou a favor de condições diginas de estudo tambem para os GCM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Sargento Osnildo compareceu hoje pela manhã na sala da turma B e pediu a todos compreensão e afirmou que já está providenciando ar condicionado para as salas.

      Excluir
  3. É o seguinte: Sei que todos tem o direito de reclamar, agora para que possamos conversar e tentar amenizar essa situação, temos que ao menos aparecer com o nome da pessoa e não em anônimo. Isso fica até ruim para todos nós que somos guardas.

    Realmente, vejo isso na sala de aula, pessoas que conversam, saem para ir ao banheiro 2 a 3 vezes na aula, e além do mais, temos que no mínimo, um pouco de disciplina, tais como: cortar o cabelo estilo militar ou ao menos baixo, chegar no horário correto, retirar a barba e manter uma postura de guarda e muito mais. Afinal, daqui a 3 meses estaremos nas ruas e para isso, temos que começar a se educar desde já!!!

    Quanto ao ar condicionado, o Sargento Osnildo compareceu hoje pela manhã na sala da turma B e pediu a todos compreensão e afirmou que já está providenciando ar condicionado para as salas.

    Só nos resta aguardar...
    E claro, obrigado a todos vocês pelos comentário e aguardo matéria do nosso interesse...

    ResponderExcluir
  4. Situações de desagrado sempre são percebidas entre indivíduos que fazem parte de uma comunidade, e isso é bastante normal.
    Hoje vocês fazem parte de um seleto grupo em que muitas pessoas gostariam de fazer parte e não conseguiram.
    Só Lembrem-se que: uma dica importante, dada por um instrutor, que foi perdida por um aluno que saiu "pra dar uma descansadinha", pode ser aquela que o ajudaria em um momento em que a tomada de uma decisão, pode significar a vitória ou a derrota.
    Filtrem bem o que os instrutores passam. Informação nunca é demais.
    Sem mais,
    Sgt Gama, monitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Sargento Gama.
      desde já obrigado pelo comentário e vamos lutar para que essa turma se comporte e como disse o leitor em anônimo, vamos ter que manter a postura de guarda e acabar com esse entra e sai em sala de aula. Temos 20 minutos para irmos ao banheiro, lanchar, tomar água ou até mesmo retornar aquela ligação perdida em sala de aula.

      Excluir

Sobre a GCM Mossoró

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags