Manchetes

Alunos do Curso Formação da Guarda Municipal de Mossoró assistem aula no Corpo de Bombeiros

 
Hoje, segunda-feira, dia 19/03, a turma B do Curso Formação de Guardas de Mossoró, foram para as Imediações do Corpo de Bombeiros de nossa cidade, para uma aula sobre como atender uma vítima aplicando os procedimentos de primeiros socorros. O Bombeiro Peixoto, nos repassou todas as informações e logo após, os alunos se dividiram em grupo de até 10 pessoas e fomos fazer uma simulação de socorro, começando na avaliação primária,  desde sinalizar o local, saber o que aconteceu, colocação do colar cervical, passando pela avaliação secundária até a chegada do resgate. A seguir iremos, relatar passo a passo, como deve ser feito esse atendimento.
Socorrista
È a pessoa tecnicamente capacitada e habilitada para, com segurança, avaliar e identificar problemas que comprometam a vida. Cabe ao socorrista prestar o adequado socorro pré-hospitalar e o transporte do paciente sem agravar as lesões já existentes.

Avaliação Primária

Antes de tudo, verificar e sinalizar o local do ocorrido, colocando em segurança a sua vida e a da sua equipe e perguntar a populares o que aconteceu e a seguir imobilizar de imediato o pescoço da vítima colocando o colar cervical.

A avaliação primária cobre as seguintes áreas:
A – Vias aéreas abertas? 
B – Respirando?
C – Tem pulso e Hemorragia?
D – Analise neurológica?
E – Exposição?

Após toda essa etapa, passamos para a Avaliação Secundária
A avaliação secundária é um exame dos pés à cabeça. Deve-se começar pela cabeça da vítima e depois descer para o pescoço, tronco e extremidades. Procure por anormalidade tais como edemas, descolorações e inchaços que podem indicar uma lesão escondida.

É bom frisar, que esses procedimentos é de fundamental importância não só para os Socorristas do SAMU, Policiais, Bombeiros ou Guardas Civis e sim, para qualquer cidadão, onde poderemos se deparar a qualquer momento ou em qualquer lugar, com uma situação onde a vítima precisará de sua ajuda.

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags