Manchetes

Programa Educando para a vida da Guarda Civil de Ribeirão Preto é destaque na mídia


Guardas Civis Municipais de Araraquara e Sales de Oliveira acompanham as aulas do “Educando para a Vida” ministradas paras os alunos da Escola Municipal Dom Luis do Amaral Mousinho. Modelo de programa será adotado nos municípios da região



Guardas Civis dos municípios de Araraquara e Sales de Oliveira estiveram na terça-feira, dia 10 de abril, em Ribeirão Preto conhecendo o modelo de trabalho utilizado no “Educando para a Vida”, programa destinado a atender alunos, de 9 a 11 anos, das 4ªs séries da rede municipal de ensino e direcionado a prevenção do uso de drogas entre os jovens.

Os profissionais vivenciaram e acompanharam passo a passo as aulas ministradas pelos GCM’s e Agentes de Prevenção, Domingos Antônio Fortuna Filho e Fabiana da Silva Bueno Alves, paras os alunos da Escola Municipal Dom Luis do Amaral Mousinho.

Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, o objetivo da visita dos quatro guardas civis de Araraquara e três de Sales de Oliveira é de adotar o modelo utilizado em Ribeirão Preto em suas cidades proporcionando aos jovens, desde o período escolar, os orientações necessárias sobre a prevenção do uso de drogas.

"É gratificante saber que os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto têm sido exemplo para outras instituições, em especial, os projetos voltados para a orientação de nossas crianças a prevenção ao uso e abuso de drogas. Também ressalto a integração entre as GCM’s do interior de São Paulo o que garante a troca de experiências que aperfeiçoam os serviços e possibilita melhor atendimento da população", afirma André Tavares.

O Programa – Resultado de um trabalho da Guarda Civil Municipal em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Associação Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas (ANPUAD), o “Educando para a Vida” ganhou força com a atual administração que incentivou e ampliou sua efetivação nas escolas. O programa defende a prevenção as drogas e enaltece a valorização familiar, ressaltando a importância do respeito aos pais, professores, mais idosos; a solução pacífica dos conflitos, o pensar antes de agir, alimentação e prática de esportes, meio ambiente e noções de cidadania. Tem a duração de dois meses, com uma carga horária total de oito aulas, e aborda temas que orientam os jovens sobre a importância da prevenção às drogas.

7 mil crianças beneficiadas – Durante cinco anos de existência, cerca de 7 mil crianças de escolas municipais foram beneficiadas pelo programa. Cinco guardas civis municipais foram treinados para atuarem como agentes de prevenção. Eles atuam diretamente com os alunos e, consequentemente, conhecem o perfil de cada um, fato que garante o bom resultado do referido programa.

A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto agradece aos guardas de Araraquara Iara Benedita Trevisan, Mery Hellen Amaro, Roberta Correa do Amaral, Silvio Velloso Neto, e de Sales de Oliveira Lucimara Torlini Campos, Moisés Urbinati e Silvana Aparecida Sentinelli de Araújo, pela troca de experiência e intercâmbio realizado entre os municípios.

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags