Manchetes

Conheça um pouco sobre a Guarda Municipal de Aracati - CE

Equipe da Guarda de Aracati-CE
Durante o Curso de Formação da Guarda Municipal de Mossoró, tivemos a participação dos integrantes da Guarda Municipal da cidade de Aracati se qualificando junto conosco, como também  a participação de um Agente Penitenciário Estadual do RN . Uma parceria com as Secretarias Municipais e Governo do Estado, com o apoio do Prefeito daquela cidade (Aracati). Os mesmos cumpriram todo o QTS junto com os Guardas alunos de Mossoró, batalhando e investindo cada vez mais na capacitação profissional e modernização dos equipamentos de trabalho, uma vez que o Curso de Formação da Guarda de Mossoró, foi ministrado dentro do mais alto padrão da Secretaria de Segurança Pública, globalizando todos os objetivos para compor uma Guarda qualificada.

Portanto o Blog da Guarda Municipal de Mossoró, retransmite uma matéria sobre estes Companheiros da GCM de Aracati e ao mesmo tempo, explicando a importância de uma Guarda para uma determinada cidade.

A Guarda Municipal de Aracati é uma instituição importantíssima para o desenvolvimento da nossa cidade, pois além de efetuar suas atividades peculiares, acaba transmitindo através de sua presença ostensiva a sensação de segurança para os munícipes e turistas que visitam a nossa cidade. Porém, a Guarda Municipal precisa estar equipada, capacitada e valorizada, afinal passa a ser um cartão de visita. A falta de segurança pública é o que mais preocupa a população. 

Diariamente muitas pessoas solicitam ajuda da Guarda Municipal de Aracati, seja um desentendimento entre pessoas (brigas), um assalto, um idoso ou criança passando mal necessitando urgentemente do Grupamento de Resgate, um condutor visivelmente embriagado colocando em risco à sua vida e de outros que precisa ser abordado, acidentes no trânsito, eventos esportivos, comemorativos,religiosos e sempre a Guarda Municipal está lá.

A população inconscientemente conta com uma ajuda que está disponível 24 horas por dia, sempre ali disposta a ajudar. A atribuição de fiscalizar o trânsito às vezes incomoda, mas vale salientar que se não existir a infração, não existirá multa e quem comete a infração é o próprio cidadão que acaba desrespeitando uma Lei Federal chamado Código de Trânsito Brasileiro, descumprindo na verdade suas obrigações enquanto cidadão, deixando a cidade feia, com um aspecto de desorganização e mal educação. Falta uma maior conscientização e criticar o Guarda Municipal é muito fácil.

Essa ajuda vem de homens e mulheres que escolheram se doar pelo bem à população aracatiense. Atrás de fardas, viaturas e coletes a prova de balas, são filhos desta terra ou que adotaram esta para si e aqui constituem famílias, são pessoas normais que tem sentimentos e precisam sempre de controle buscando tratar bem às pessoas, assim é o cotidiano do Guarda Municipal. Tornam-se heróis ou vilões em questões de segundos. Se for preciso devem matar ou morrer na tentativa de salvar vidas, pois ao vestirem pela primeira vez a farda, fazem um juramento de proteger o cidadão mesmo que isso implique com o sacrifício da própria vida.  

As abordagens a veículos e pessoas desconhecidas são precisas à todo momento e o risco é constante, pois nunca sabem com o que irão se deparar. Ao atender uma ocorrência, a Guarda Municipal não analisa a classe social, sexo ou idade e sim busca ajudar a quem precisa. A população deve reconhecer que o papel da Guarda Municipal é o de servir e o da população é de respeitar. 
Portanto aqui fica o nosso abraço a todos os companheiros que compõem esta Instituição de Segurança da cidade de Aracati.

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags