Manchetes

Curso Formação da Guarda Civil Municipal é finalizado com Seminário

A exclusão social integra a dinâmica da cidade. A opinião é da pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, que proferiu palestra no Seminário da Guarda Civil Municipal de Mossoró, realizado nesta quarta-feira, 23, no Auditório Amâncio Ramalho, na UFERSA. A professora, que é Graduada em Serviço Social, Mestre em Meio Ambiente e Doutora em Arquitetura e Urbanismo, trouxe para os Guardas Aluno os principais eixos que compõem a exclusão social. O Seminário é parte integrante do curso de formação dos guardas municipais, promovido pela Prefeitura de Mossoró.
Para a professora Ludimilla Carvalho, a vulnerabilidade, a precarização e a marginalização são fatores que levam a exclusão social. “É importante entendermos a dinâmica da cidade, principalmente, a questão econômica, essa relacionada diretamente com as oportunidades de trabalho”, frisou.

Segundo a professora, os excluídos de uma cidade não são apenas os marginalizados, mas todas as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. “Existe uma relação entre espaço e pessoas”, afirmou, explicando que os excluídos de alguns espaços procuram outros. “É importante, que vocês, guardas do patrimônio público, entendam os processos vulneráveis, o que ocasiona essa vulnerabilidade e, consequentemente, a exclusão que uma grande parcela da população é submetida”, ressaltou.
Com a urbanização, constata a professora, os excluídos da cidade ainda são muitos. Para explicar melhor, apresentou um breve resgate, por meio de fotos e mapas, da dinâmica histórica de Mossoró, tendo como desafio a transformação dos espaços construídos nas áreas centrais da cidade, numa reflexão do passado e do presente, a partir do aspecto urbanístico, procurando compreender as transformações e conquistas no espaço urbano.
Para a professora a gentrificação - enobrecimento, melhoria, valorização - decorrentes das novas construções, inovações, revitalizações e renovação dos espaços, além de modificar o cenário da cidade, levam a uma nova dinâmica urbana, bem como ao distanciamento das populações menos favorecidas economicamente.
Além da palestra sobre Os excluídos da cidade, ministrada pela professora Ludimilla Serafim, o seminário abordou os temas: Universo escolar e as singularidades dos conflitos e da violência nas escolas do município; O papel das atividades esportivas e culturais na inclusão social e no combate a violência; Terceira idade e os desafios da proteção social em Mossoró; Os desafios da saúde no município de Mossoró; e, por fim, As políticas públicas de segurança cidadã e controle urbano no município de Mossoró.
Fonte: Ufersa

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags