Manchetes

Guarda Civil Municipal de Mossoró faz parte do Plano de segurança do Mossoró Cidade Junina

300 policiais militares por noite nos maiores eventos, 40 motos da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e rádio digital e georreferenciamento do Ciosp, e a presença da Guarda Civil Municipal. Essas foram as novidades do Plano de Segurança para o Mossoró Cidade Junina 2012 que foi apresentado ontem pela manhã, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania. O Plano de Segurança contará com equipes da Rocam, Força Tática, Grupo Tático Operacional (GTO), cavalaria e policiamento a pé, todos dentro e fora da Estação das Artes. Como em anos anteriores, serão utilizadas câmeras de segurança e detectores de metais nas entradas para a área da festa.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura neste ano, 16 câmeras farão o monitoramento da Estação das Artes. A novidade é que os equipamentos funcionarão 24 horas por dia e durante toda a semana. A iniciativa visa inibir a ação de pessoas mal intencionadas no local.
O Major Correia Lima, do II Batalhão de Polícia Militar (II BPM) explicou que o Plano de Segurança conta com 300 policiais nos dias de maior público, 150 desses policiais são reforços vindos de Natal. Já nos dias de médios e pequenos eventos, serão entre 150 e 100 policiais, número que poder ser aumentado de acordo com a necessidade. “Teremos dos dois Batalhões de Polícia Militar unidos em Mossoró em torno desse evento”, disse Major Correia Lima.
Segundo ele, para que o plano deste ano fosse montado, foi avaliado o plano do ano passado, que passou por aprimoramentos. “Temos inclusive a preocupação com a questão da segurança nos bairros, que não sofrerão alterações. O Mossoró Cidade Junina vai ser de tranquilidade em toda cidade”, destacou.
Outra preocupação citada pelo Major Correia Lima foi com relação aos pontos de ônibus. “Ano passado, alguns foram depredados. Mas ainda vamos nos reunir com as autoridades competentes para discutir essa questão”, acrescentou.

O tenente-coronel Francisco Alvibar, do 12° Batalhão de Polícia Militar (12° BPM), destacou que todo o cinturão dentro e fora da Estação das Artes terá policiamento ostensivo. “Ano passado tivemos 20 motos da Rocam, este ano serão 40, com mais dez viaturas do 12° BPM”, afirmou.
O tenente Emerson Lucas, do II Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (II DPRE), destacou o trabalho em parceria com a Gerência Executiva do Trânsito (GETRAN), além da tolerância zero quanto às infrações do trânsito. “Teremos dez etilômetros com as equipes, além de 12 policiais em pontos fixos, além das equipes normais que podem atender a outras ocorrências pela cidade e retornar para o evento. Teremos ainda o sistema de radiofrequência com comunicação em tempo real para solucionar problemas que surgirem”, explicou.
Durante a apresentação dos planos, os representantes dos órgãos ressaltaram a preocupação em ter policiamento ostensivo também após os shows na Estação e nos outros espaços, como Parque de Diversões, Praça da Convivência, e junto aos pontos de ônibus.
Para auxiliar na identificação de infratores na área da Estação das Artes policiais militares utilizarão laser, lanternas e canhões de luz. No espaço serão 10 patrulhas com sede PM’s cada e ainda 9 torres de observação. Também está proibida a entrada de pessoas com garrafas de vidro na área da Estação.

Bloqueio das ruas pelo Getran e II DPRE

1° Alberto Maranhão com João Marcelino
2° João Marcelino com Juvenal Lamartine
3° Juvenal Lamartine com Augusto Severo
4° Augusto Severo com Alberto Maranhão
5° Alberto Maranhão com Alfredo Fernandes
6° Alberto Maranhão com Frei Miguelinho

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags