Manchetes

Seminário de Gestão Integrada encerrará Curso de Formação para aprovados no concurso da Guarda

Foto:
O Seminário “A Gestão Integrada de Segurança Pública em Mossoró” concluirá a programação do curso de formação dos 105 candidatos aprovados para o preenchimento de vagas na Guarda Civil Municipal. O encontro será realizado dia 23 de maio, no auditório da Universidade Federal Rural do Semiarido (UFERSA), com atividades pela manhã e no período da tarde.
A realização do seminário está incluída na grade curricular do curso de formação dos candidatos a guarda municipal, e será instalado às 9h com palestra da professora Ieda Maria Chaves, gerente da Educação e do Desporto do município.  Ela discorrerá sobre o tema “Universo Escolar as Singularidades dos Conflitos e da Violência nas Escolas do Município e o Papel das Atividades Esportivas e Culturais na Inclusão Social e no Combate à Violência”.
Em seguida, a gerente do Desenvolvimento Social, Fernanda Kallyne Rêgo, falará sobre “A Terceira Idade e os Desafios da Proteção Social em Mossoró”. A terceira palestra do encontro terá como tema “Os excluídos da Cidade (moradores de rua, flanelinhas, meninos de rua e profissionais do sexo)”, tendo como palestrante a professora Ludimilla Oliveira, do quadro docente da Ufersa.
Continuando a programação do seminário, o psicólogo Alsedie Gabriel da Silva enunciará palestra sobre o tema “Os Desafios da Saúde no Município de Mossoró”. Finalizando a programação, de 11h30 às12h, palestra e debate sobre “As Políticas Públicas de Segurança Cidadã e Controle Urbano no Município de Mossoró”, enunciada pelo secretário de Serviços Urbanos, Edward Smith, sendo debatedor do tema o secretário da Defesa Social, Manoel Bizerra da Costa.
Formatura – A última para do concurso da guarda municipal culminará com a realização da cerimônia de formatura dos concursos. O evento estava previsto inicialmente para o dia 24 de maio, mas não ocorrerá mais nessa data. No decorrer da próxima semana, a Secretaria Defesa Social, responsável pela programação,  divulgará a nova data de formatura e posse dos concursados.


O concurso da Guarda Municipal foi realizado em 2010 e homologado pela prefeita Fafá Rosado no dia 20 de maio de 2011. Na primeira convocação, foram selecionados 100 candidatos aprovados e posteriormente, mais dez. Cinco não compareceram. Destes, quatro são portadores de necessidades especiais. O curso de formação é realizado pelo Centro de Ensino Profissional e Tecnológico (CENPETEC), com sede em Recife (PE), e ocorrer em caráter eliminatório.
Atualmente, a Prefeitura de Mossoró conta com 168 guardas municipais. Destes, 72 integram o quadro de carreira da Municipalidade; os demais, 95, são agentes terceirizados. A realização do concurso da guarda civil, e a criação de pelotões de segurança, são parte do plano de governo que vem sendo implementado pela prefeita Fafá Rosado ao longo de suas duas administrações.

Fonte: PMM

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags