Manchetes

Prefeitura institui Gratificação de Risco de Vida para a Guarda Civil

Foto:
A Prefeitura de Mossoró instituiu, por meio de portaria com efeito retroativo a 1º de julho, a Gratificação de Risco de Vida (GRV) a ser paga sobre o salário-base dos guardas civis municipais. As portarias individuais, garantindo o benefício, foram entregues na tarde desta quinta-feira (2/7) durante a cerimônia de conclusão do curso de capacitação para os guardas civis veteranos.
O anúncio do benefício pecuniário, válido para veteranos e recém-incorporados guardas civis, ocorreu em evento realizado às 17h na Escola de Artes, que funciona no antigo colégio Joaquim da Silveira Borges. Na ocasião, a prefeita condecorou os guardas municipais que participaram do curso de capacitação, ministrado pela empresa Cenpetec, procedendo a entrega de certificados e distintivos aos formandos.
A formatura dos guardas civis de primeira classe – chamados de veteranos- é mais uma etapa do processo de capacitação e valorização dos servidores municipais. “A realização desse treinamento é muito importante para todos vocês, porque atualiza seus conhecimentos e renova as noções de cidadania”, declarou a gestora, ao discursar para os guardas formandos, seus familiares e convidados.
Na sua fala, a prefeita ressaltou a realização do concurso público para a Guarda Civil. Segundo ela, o concurso realizado em maio de 2011 tem validade de dois anos, indo até maio de 2013, mas podendo ser prorrogado por mais dois anos, ou seja, até maio de 2015. A elasticidade no prazo de validade do concurso dá poderes à municipalidade de convocar novos classificados, a partir do cadastro de reserva atual.
A cerimônia – Também participaram do ato de formatura da capacitação dos guardas veteranos, o secretário da Administração e Gestão de Pessoas, Manoel Bizerra; o comandante da Guarda Civil, José Deques; o secretário de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes, Edvar Smith, e representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Tiro de Guerra, parceiros da Prefeitura na aplicação do curso.
O secretário da Administração, Manoel Bizerra, destacou a valorização dos servidores municipais na atual administração. “Vamos sentir saudades da prefeita Fafá Rosado pela valorização dos servidores. Nunca na história da Cidade, um prefeito fez tantos concursos públicos”, afirmou. Manoel citou ainda o compromisso dela com o pagamento dos salários. “Ao longo desses anos, os salários foram pagos em dia”, lembrou.
O comandante da Guarda Municipal, José Deques, disse que “valeu a pena lutar pela criação da Guarda”. Segundo ele, a corporação cumpre, hoje, um papel além de proteger bens e serviços públicos. “A Guarda assume um papel importante na política de integração das forças de segurança, contribuindo para a cidadania”, afirmou.
Fonte: PMM

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags