Manchetes

Mossoró ganha reforço na segurança no centro da cidade

A população de Mossoró ganhou um reforço na segurança da cidade. Desde o último dia 11 que a nova Guarda Civil vem percorrendo às ruas do Centro para oferecer mais segurança aos comerciantes e consumidores. 
Para assistir o vídeo gravado pela Afiliada da Rede Globo no RN clique aqui.

Eles parecem mais não são Policiais. A farda pode até lembrar um pouco o uniforme dos PMs, porém na prática, os Guardas municipais, são agentes que geralmente não andam armados e nem fazem aquele trabalho ostensivo de repreensão como Policiais Militares.

A Ação denominada de "Centro seguro" esta colocando a Guarda Civil Municipal em pontos estratégicos, bem no coração de Mossoró. "Estamos distribuídos em quatro duplas e eles fazem o roteiro a pé, fazendo pelas praças, pelas ruas da cidade e temos também um acompanhamento também através de viaturas, são duas motos que ficam dando apoio a essas duplas e todos eles usam rádios onde estão totalmente conectados ao Ciosp" afirmou o Comandante Edward Smith.

Segundo o comandante da Guarda Civil mossoroense, o foco desse novo trabalho é aproximar a população dos agentes, seja pra qual motivo for. Nas ruas, os Guardas Municipais ficam de olho na segurança, mais também estão apostos pra dar informações, prestar assistência, enfim, oferecer cidadania pra quem precisar.

A Guarda Civil de Mossoró é antiga, más até o ano passado ela ficava restrita fazer apenas a vigilância dos prédios públicos municipais.  A convocação dos novos Agentes em junho de 2012 as ações da Guarda mudaram. Além de vigilantes do patrimônio público, agora eles são agentes de prevenção quanto ao crime.

"O principal papel é aquele nosso enquanto Guarda Cidadão, é conquistar a confiança da população, de quem visita a cidade, para trazer aquela sensação de segurança, do mais simples pedido ao mais complexo. Hoje a guarda tanto usa esse trabalho para o "Centro Seguro", como também para a nossa Ronda Ostensiva que nós fazemos no nosso município a partir das nossas praças 24 horas todos os dias" afirmou o comandante da Guarda Civil, Edward Smith.

Hoje a Guarda Mossoroense é formada por 167 agentes, mais a perspectiva é de que outros 100 sejam convocados em breve. Nas ruas o trabalho é feito em parceira com as forças policias da cidade, principalmente com a Polícia Militar. Os Guardas tem contato direto com as câmeras e PMs do Ciosp, pra pedir auxílio ou reforço em qualquer ocorrência. 

Apesar da ação está só no começo, a aceitação pelos novos agentes já é grande no comércio. ”A recepção da população está sendo ótima, devido a necessidade que a população tem pela segurança da cidade, principalmente na área Central, que é uma área que tem grande fluxos de pessoas e isso sem contar que a maioria do dinheiro circula pelo centro, então a população para a gente na rua, parabeniza pelo trabalho  e isso é muito gratificante pelo trabalho que a gente vem prestando pela sociedade”, afirmou o Chefe de Operação da Guarda Civil, Idalécio Nascimento.  

Fonte: Inter TV Cabugi

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags