Manchetes

Guarda Civil Municipal é citada na entrevista da Prefeita com o Jornal Gazeta do Oeste

No último domingo, 10 de Março, a Excelentíssima Prefeita Claudia Regina participou de uma entrevista do Jornal Gazeta do Oeste, na coluna " Nos Jardins da Gazeta", onde na pauta, o Jornal mencionou sobre a atuação da Guarda Civil Municipal de Mossoró e a resposta da Prefeita você confere abaixo. 

GO - Prefeita, satisfeita com a atuação da Guarda Municipal? 
CR - Ah, extremamente feliz.

GO - Tem tido um bom trabalho, não é?
CR - Exatamente. E o resultado a gente escuta nas ruas de Mossoró. Eu fico impressionada como a população aceita bem a Guarda. Entende que a Guarda é a guarda cidadã. Mesmo estando fardado, todo paramentado, mas eles passam através dos seus gestos as suas abordagens o sentimento de que a Guarda está para ser parceira do cidadão. E isso, no meio da rua, as pessoas interagem de uma forma muito positiva e nós estamos agora, convocando mais 100 guardas e eles vão começar o curso de formação, e nós teremos um efetivo de cerca de 230. Com certeza nós vamos ter muito mais condição de participar, nossa vida, na cidade, do cotidiano, de darmos ao cidadão, parceria com diversos outros órgãos.

A Guarda Municipal está fazendo um trabalho interessantíssimo junto com os agentes de proteção, junto com outros segmentos como, por exemplo, a Ufersa, que tem um núcleo de estudos lá, que estuda a questão da segurança. Então eles já estão em parceira com as Polícias Civil e Militar, inclusive a Federal também. Então são competências distintas, mas que se complementam...

GO - Mas a presença Ostensiva é outra coisa...
CR - ...É. Não só ostensiva, cujo termo eu acho até um pouco tenso, mas a presença que possa  o cidadão sentir que o guarda municipal, é para prevenir...

GO - É preventiva...
CR - preventiva, educativa. E isso está me deixando muito feliz porque eu estou sentindo que a população está entendendo o ritmo da Guarda Municipal.

GO - Prefeita, setores da oposição chegaram a criticar o fato de a Guarda Municipal ter coibido alguns tipos de crime na periferia. Como a  Senhora vê esse tipo de colocação? Esse tipo de crítica, de um serviço que está sendo prestado à população?

CR - Olhe, eu estou tomando conhecimento dessa crítica porque você está me dizendo agora. Mas eu não sei se estão fazendo referência a algumas abordagens em logradouro público, em praças. O logradouro Público, as praças, é um espaço de área da competência da Guarda Municipal. As escolas, todas as imediações das escolas, é uma competência da Guarda. Então o guarda não tem a competência, o poder de ir lá fazer prisões.  Mas ele pode fazer abordagens para manter a ordem e a tranquilidade... tanto é que se tem todo um trabalho articulado com as polícias, com o Ciosp. 

Então eu acredito que deve ter sido algum comentário com referência a isso. Mas a Guarda está exatamente para guardar, para garantir ao cidadão, nos logradouros, nos espaços públicos, a tranquilidade. E nós estamos tendo muito cuidado com referência às escolas, porque nós temos que ter a garantia de quem possa estar indo para a escola possa ser protegido. E os próprios professores, os alunos e a família precisam ter esse cometimento. 

Então é assim, até aquela ronda que é feita pela Guarda Municipal, que foi dividida em equipes e foi feito um escalonamento, é impressionante, porque eu presenciei e fiquei emocionada, lá na Estrada da Raiz, quando a ronda foi passando, mas de uma forma tranquila, fazendo a ronda da Guarda Municipal, e eu vi uma senhora que estava na calçada,e ela bateu palma. Ela manifestando a alegria de estar vendo a presença, estar sentindo a presença. Então isso é muito importante.Isso é cidadania e com certeza a gente vai ajudando as guarda, que tem a Civil e a Militar que tem a competência de fazer a pressão, essa coisa toda.

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags