Manchetes

Gabinete de Gestão discute a ampliação do CIOSP

A prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, reuniu na noite desta segunda-feira os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) para debater ações sobre a Segurança Pública na cidade. O GGI foi criado para reunir entidades importantes ligadas ao combate à violência e à insegurança. Uma das pautas do encontro foi a reestruturação do Centro Integrado de Operações Segurança Pública (CIOSP) em Mossoró. A reunião tratou também das ações a serem adotadas pela polícia para garantir a tranquilidade nas manifestações públicas que venham a ocorrer em Mossoró.
Aldo Fernandes, presidente da OAB, falou sobre o encontro que teve, na última quinta-feira, 20, com a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário Estadual de Segurança, Aldair Rocha. Segundo o advogado, foram sugeridas algumas ações visando a melhoria da segurança no Estado, como a contratação gradativa dos policiais concursados, instalação de câmeras de monitoramento e reestruturação do CIOSP em Mossoró.

“Saímos felizes da reunião, pois a governadora garantiu que será feito um estudo para avaliar a convocação de policiais concursados”, afirmou Aldo Fernandes.
Um ponto amplamente discutido na reunião foi a reestruturação do CIOSP no município. O Major Macêdo, comandante do CIOSP apresentou um projeto especificando os equipamentos necessários para a ampliação da central de monitoramento.
O projeto prevê a instalação de 19 câmeras de monitoramento, em diversos pontos da cidade, inclusive em entradas do município. A ideia é que seja estabelecida uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, para montar a estrutura física, de transmissão e captação de imagens e as câmeras.
A prefeita Cláudia Regina sugeriu a formatação de uma matriz de responsabilidades para que cada instituição assuma suas competências diante da reestruturação do CIOSP. “O Major Macêdo fará um levantamento de todos os equipamentos e gastos para a ampliação e, a partir disso, vamos definir as responsabilidades de cada entidade para concretizar o projeto”, afirmou Cláudia Regina.
O GGI também irá formalizar, através de ofício, à Secretaria Estadual de Segurança Pública a solicitação para que a Blitz Eletrônica do CIOSP permaneça em Mossoró até que os portais de segurança estejam prontos.
O Gabinete de Gestão Integrada é formado pela prefeita do município e por representantes da Guarda Civil, Polícias Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros, ITEP, OAB, Maçonaria, Câmara dos Vereadores, Universidades e entidades de classe. A reunião ordinária do grupo acontece sempre na última segunda-feira do mês, às 17h.

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags