Manchetes

Município avança diálogo com a Guarda Municipal

A Prefeitura de Mossoró e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERPUM) tiveram hoje (12/08), mais uma rodada de negociação sobre a Guarda Civil Municipal. O Município reafirmou compromissos já assumidos anteriormente com a categoria, abrindo a perspectiva de que as negociações com a categoria avancem.
O consultor geral do Município, Olavo Hamilton, ressaltou que o diálogo com a categoria sempre esteve aberto. Ele destacou que a maior parte dos itens que compõem a pauta de reivindicações, que resultou na greve, já vinha sendo trabalhada ou já foi atendida pelo Governo Municipal.
Ele citou o exemplo da reivindicação para que a guarda possa trabalhar com porte de arma de fogo. Foi apresentado o ofício, assinado pela prefeita Cláudia Regina, que foi encaminhado à Polícia Federal solicitando o convênio para que a Guarda Municipal possa ter o porte de arma e receber a devida capacitação.
Também foi reafirmado o compromisso de que a Gratificação Por Desempenho será paga, caso o parecer da Procuradoria Geral do Município sobre sua legalidade. A previsão é que esse posicionamento jurídico esteja concluído ainda na primeira quinzena deste mês. “Caso o parecer seja positivo, teremos como incluir na folha deste mês”, explicou Olavo Hamilton.
Durante a reunião a presidente do Sindserpum, Marilda Souza, questionou sobre a existência da folha de ponto para a guarda municipal. O Município respondeu que a orientação da prefeita Cláudia Regina é para que seja instalado o equipamento para o ponto eletrônico. “Essa é uma solução ainda melhor”, analisou a dirigente sindical.
O comandante da Guarda Civil, Edward Smith, confirmou a intenção de atendimento de outra reivindicação da categoria, que é a atuação em dupla. Ele informou que o efetivo atual já será distribuído dessa forma, permitindo que nenhum guarda possa atuar sem ter pelo menos mais um colega.
Também avançou o diálogo sobre a convocação de novos guardas civis, que passaram recentemente pelo curso de formação. Olavo Hamilton assegurou que todos os alunos que concluíram o curso serão convocados, dentro do prazo de validade do concurso. O Município também se comprometeu com o pagamento das horas extras do Mossoró Cidade Junina, que deverá ocorrer na folha salarial de agosto.
“Todas as vezes que o Sindicato procurou a administração para tratar dos interesses do funcionalismo foi recebido e o diálogo fluiu com muito respeito e transparência”, disse o secretário de Comunicação Social, Julierme Torres, acrescentando que a orientação da prefeita Cláudia Regina é para que o diálogo prevaleça e se busque a valorização do funcionalismo.
Marilda Souza informou que a categoria dos guardas civis vai se reunir nesta terça-feira, para que o sindicato possa repassar o diálogo com a administração. Na ocasião pode ser deflagrado o fim da greve. “Nossa expectativa é que a categoria volte ao trabalho, até mesmo para que o acordo que estamos construindo possa ser efetivamente operacionalizado”, disse Olavo Hamilton, explicando que o Sindserpum deve comunicar nesta terça-feira a decisão da categoria.

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags