Manchetes

Prefeitura de Mossoró ( Guarda Civil) e Estado do RN assinam convênio sobre Segurança

A prefeita Cláudia Regina e o secretário estadual da Segurança Pública, Aldair da Rocha, assinaram um convênio de cooperação técnica entre município e Estado sobre segurança pública, na tarde desta sexta-feira, 16, no auditório da Estação das Artes. O Projeto Municipal de Apoio a Prevenção e Combate da Violência tem o objetivo de unir esforços para proporcionar maior preservação da ordem pública, das pessoas, do patrimônio coletivo e logradouros em áreas críticas da cidade. A execução do convênio se dará através de plano de trabalho ajustado entre a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do RN e Guarda Civil Municipal.
A prefeita Cláudia Regina destacou a importância do Gabinete de Gestão Integrada na construção do plano e falou sobre a área escolhida como primeiro local de atuação. “A ação será desenvolvida entre a Estrada da Raiz e o Santo Antônio, setor que concentra 40% dos homicídios e 60% do tráfico de drogas de Mossoró. Nossa expectativa é que dentro de seis meses, 50% do índice de violência da localidade seja reduzido”, detalhou.
O secretário Aldair da Rocha explicou que está sendo montada uma base integrada no bairro, onde as diversas forças de segurança trabalharão em conjunto diariamente. Um sistema de monitoramento por câmeras eletrônicas foi instalado para dar suporte às forças policiais. A previsão é que a Base Integrada Cidadã seja inaugurada no próximo dia 30, após trabalho preparatório da Polícia Militar que começa a atuar de forma mais intensa na localidade neste sábado, 17.
De acordo com Edward Smith, os guardas municipais darão apoio aos PMs. “As atividades delegadas ocorrerão em caráter eventual e transitório em escolas, Unidades de Saúde, prédios e áreas críticas. Após o dever cumprido no Santo Antônio, o plano será executado em outro bairro”, informou.
Cláudia Regina explicou que as ações de prevenção, tratamento e repressão serão apoiadas também por todas as Secretarias da Prefeitura de Mossoró. “Estaremos com todas as Secretarias Municipais, fazendo o trabalho de apoio, com ações sociais, de saúde, educação e infraestrutura, dando oportunidade para que as pessoas se sintam parte da comunidade e orgulhosos de seu bairro”, esclareceu a prefeita, complementando que esse é um projeto pioneiro de combate à violência.
Participaram ainda da solenidade de assinatura do convênio o comandante da PM no Estado, Coronel Araújo, juntamente com representantes da instituição, vereadores, auxiliares do governo estadual e municipal e sociedade em geral.

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags