Manchetes

Guardas-alunos recebem aula inaugural do 3° Curso de Formação

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 08/09, no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, a aula inaugural do 3° Curso de Formação de Guarda Civil Municipal de Mossoró. 
No ato estiveram presentes diversas autoridades, tais como o Prefeito de Mossoró, Francisco José Lima da Silveira Junior, o vice-prefeito, Professor Luiz Carlos,  a Secretária Municipal de Segurança Pública, Dra Maria do Socorro S. Batista, a Secretária de Administração, Francisca Glaudionora da Silveira, representando a Câmara Municipal, o Vereador Soldado Jadson, presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Mossoró, advogado Paulo Cesário, e claro, a presença dos 95 guardas alunos.
O prefeito Francisco José Júnior destacou os avanços conquistados pela GCM. “Até o próximo ano, teremos mais de trezentos guardas nas ruas para atuar junto as Polícias Militar e Civil e garantir a segurança da população”, lembrou. “Para o próximo ano, destinamos R$ 20 milhões, no Orçamento Geral do Município, para a área da segurança pública. Já em janeiro do próximo ano, a categoria receberá o Plano de Cargos, Carreira e Salários. Isso significa mais valorização e reconhecimento para os profissionais, que muito nos orgulham”, destacou.

presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil, Paulo Cesário, ministrou uma palestra, onde abordou o tema “O papel da guarda municipal no contexto da segurança pública", que por sua vez, faz parte de uma série de ações que a OAB e a Secretaria Municipal de Segurança estão realizando para valorizar a guarda civil municipal, que trabalhará em parceria com a Polícia Militar no combate à violência.
As aulas começarão no dia 6 de outubro e acontecerão sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. As ministrações também serão realizadas por professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Já as aulas práticas, que se iniciarão após as teóricas, serão realizadas por profissionais da GCM, no Ginásio Pedro Ciarlini Neto. Será lançado um edital interno para seleção dos profissionais que estarão à frente das aulas práticas. Foi o que falou a secretária de Segurança Pública e Defesa Civil, Socorro Batista. “Fizemos isso para valorizar e reconhecer o trabalho da nossa guarda. Temos profissionais qualificados, capacitados e humanizados para exercer essas funções”, destacou.
A secretária ainda lembrou que o currículo será o mesmo que é adotado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça. Serão ministradas aulas de cidadania, Direitos Humanos, ética, dentre outros temas ligados a segurança. As aulas se estenderão até o mês de fevereiro de 2015. Logo após, será feita a convocação de todos os alunos, caso sejam aprovados. O prefeito Francisco José Júnior ainda lembrou que as convocações acontecerão gradativamente, de acordo com um calendário que será feito, até que todos passem a atuar na Guarda Civil Municipal.
Vale lembrar que após a conclusão deste Curso de formação, a Guarda Civil Municipal de Mossoró, passará a ter em seu quadro efetivo, um total de 331 profissionais.
Mais fotos do evento abaixo: 




  


 

 


Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags