Manchetes

Pelotão de Ação Ambiental da GCM Mossoró captura animal ferido no Bom Jardim

O Pelotão de Ação Ambiental (PAAM) da Guarda Civil Municipal de Mossoró, composta pelo Comandante GCM Holldjet, e os GCM´s Elane e Azevedo, estavam fazendo patrulhamento de rotina nas imediações do Corredor Cultural, quando foram acionados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), informando que na Rua Afonso Pena, N° 701, bairro Bom Jardim, havia um animal silvestre ferido nesse local.

Imediatamente a guarnição se dirigiu até o local, onde foi constatado que tratava-se de um sagui-de-tufos-brancos, mais conhecido como "soim". O animal estava com ferimentos, por isso os Agentes da Guarda Municipal se dirigiram até o veterinário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), onde foi entregue ao veterinário para ser consultado.

Entenda mais sobre esse animal
"Soim" é uma espécie de macaco do Novo Mundo. Sua origem é do nordeste do Brasil, mas atualmente é encontrado também no sudeste e demais áreas. É um animal de pequeno porte com peso entre 350 e 450 gramas, pelagem estriada na orelhas e mancha branca na testa. Coloração geral do corpo acinzentado-claro com reflexos castanhos e pretos. A cauda é maior do que o corpo e tem a função de garantir o equilíbrio do animal.
Habita florestas arbustivas da Caatinga e a Mata Atlântica do nordeste brasileiro, ocorrendo de forma nativa nos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Bahia e Tocantins, até o sul do rio São Francisco.

Foi uma espécie introduzida em várias localidades do Brasil, sendo muito comum em remanescentes de floresta degradada da Mata Atlântica e existem populações estabelecidas na Ilha de Santa Catarina e em Buenos Aires, onde originalmente não ocorriam.

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags