Manchetes

Guarda Civil Municipal participa do desfile Cortejo da Liberdade

Aconteceu na noite de ontem, 30/09, o desfile Militar, Cultural e Cívico do Cortejo da Liberdade em comemoração a libertação dos escravos na cidade de Mossoró, onde em 1883, cinco anos antes da lei áurea, a cidade libertou seus escravos. O desfile foi idealizado na Avenida Alberto Maranhão, mais precisamente por volta das 19:30hs.

O Cortejo da Liberdade foi dividido em três momentos distintos. Cortejo Militar, formado pelas instituições militares que garantem a segurança e o bem-estar da sociedade, entre elas os Batalhões da Polícia Militar do município; Cortejo Cívico, com a nossa Guarda Civil Municipal e o Cortejo Cultural, no qual os artistas da terra participam representando a Liberdade em suas diversas concepções. 
A Guarda Civil Municipal de Mossoró, participou do desfile do Cortejo da Liberdade, com um efetivo de aproximadamente 120 homens. Além da Guarda Municipal tivemos a participação de entidades como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agentes Penitenciários Federais, SAMU, Maçonarias, Escoteiros e Desbravadores.

De acordo com o Coordenador responsável pelo desfile da Guarda Civil Municipal, GCM Wilker, "o desfile transcorreu dentro das normalidades, portanto, parabéns a todos os que participaram", afirmou o mesmo.

O dia 30 de setembro é a maior festa cívica comemorada na cidade. Desde 13 de setembro de 1913, esta data foi decretada feriado, como uma forma de homenagear todos que participaram das lutas pela abolição da escravatura. 
Mas a questão do 30 de setembro não remete somente à libertação dos escravos. São outras formas de liberdade, como o voto feminino, o motim das mulheres – este resultante de um movimento feito por mães e esposas que não queriam que seus filhos e maridos fossem à guerra.
Fotos e vídeo abaixo:








video

video

video

video
Fotos: Raul Pereira - PMM

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags