Manchetes

Seminário discutirá papel da Guarda Civil Municipal

Discutir com gestores públicos municipais o papel da Guarda Civil Municipal (GCM) é o foco do “Seminário Sobre Segurança Pública”, que será realizado na próxima quarta-feira, 12, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Mossoró. O evento tem como objetivo conscientizar os gestores públicos municipais sobre a importância da Guarda Civil Municipal (GCM) no combate à violência.

Na ocasião, três especialistas em Segurança Pública debaterão o tema: Thadeu Brandão, professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), com doutorado em Ciência Sociais; Hermes Oliveira, pós-graduado em Gestão e Políticas Públicas de Segurança e Operações Especiais; Jorge Jales, comandante da Ronda Ostensiva Municipal de Mossoró. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no início do evento.

Já foram convidados para o evento, prefeitos e vereadores de diversas cidades do interior do Rio Grande do Norte. A intenção, segundo o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB de Mossoró, Paulo Cesário, é discutir, com representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, como os municípios no entorno de Mossoró podem contribuir para a diminuição dos índices de violência.

Segundo a secretária de Segurança Pública e Defesa Civil, Socorro Batista, a discussão sobre o papel da Guarda Civil Municipal é de suma importância. Ela lembra que, recentemente, a presidente da república, Dilma Rousseff, sancionou a Lei que autoriza a Guarda a portar armas de fogo e que, até o próximo ano, parte da categoria, em Mossoró, já estará armada, auxiliando a Polícia Militar no combate à violência.

Além disso, o Município contará com 336 guardas civis no próximo ano, com a formação de 96 guardas-alunos, que deverão se formar no final deste ano. Para o próximo ano, o orçamento para Segurança Pública é de R$ 20 milhões. “Quero convidar aos prefeitos e vereadores para discutirmos o papel da Guarda Civil Municipal e ações que visem dar mais segurança ao cidadão”, destaca a secretária Socorro Batista.

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags