9 de dezembro de 2014

BIC do bairro Sumaré é inaugurada

Foi instalada no bairro Sumaré, zona leste de Mossoró, a 3ª Base Integrada Cidadã (BIC) do município na noite desta segunda-feira, 8. A comunidade passará a contar agora com maior efeito de policiais militares e guardas civis municipais na prevenção e combate à violência. Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Francisco José Júnior destacou a importância da instalação de mais uma BIC, a segunda de sua gestão. “Fico feliz em estar entregando mais uma BIC para os mossoroenses. Isso significa mais segurança para a zona leste de nossa cidade. Estatísticas comprovam que onde há um equipamento desse, índices de criminalidade caem”, comemorou.
A estrutura é montada com guardas civis, viaturas da Rocam, Romu e policiais militares, através de uma parceria da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Fica a cargo da GCM fazer a rota em espaços públicos para garantir a segurança, como praças, escolas, postos de saúde, além de ficar com efetivo permanente na estrutura administrativa da Base. Já a Polícia Militar, através da BIC, realiza o patrulhamento ostensivo e de prevenção na zona leste, especialmente nos bairros de Sumaré e Bom Jesus, beneficiando mais de 10 mil pessoas.
A secretária de Segurança Pública e Defesa Civil, Socorro Batista, exalta a inauguração de mais uma BIC. “Os bairros de Santo Antônio e Abolições já contam com essa estrutura, que beneficia não só a população, mas também profissionais da guarda civil e polícia militar que podem ganhar renda extra através de diárias operacionais, além de garantir boas condições de trabalho. Queremos fazer muito mais na área social, no combate ao racismo, apoio à juventude e todos esses mecanismos que completam o trabalho da BIC”, frisou.
O coronel Alvibá Gomes, do 12º Batalhão de Polícia Militar, lembrou que o objetivo é o de que em 30 dias após a abertura da BIC, os crimes contra o patrimônio público caiam em 30%. “Dados da Polícia Militar comprovam que onde uma BIC é instalada há aumento de 65% no número de apreensões de drogas e armas de fogo, além de queda nos homicídios. É assim no Grande Santo Antônio e nas Abolições e será assim também no bairro Sumaré”, comemorou.
Moradora há mais de 15 anos do bairro Sumaré, a dona de casa Angelina Elvira comemora. “É muito bom [a instalação da BIC] porque nos garante mais segurança e tranquilidade”, disse. O local que passou a receber a BIC ganhou nova pintura, iluminação e adequações em sua estrutura interna para garantir o trabalho dos agentes de segurança pública.
Além de investimentos na Segurança Pública, a zona leste do município tem sido beneficiada com diversas obras do governo municipal. “Já realizamos a pavimentação de 18 ruas, ampliamos o Programa Saúde da Família, vamos reformar a Unidade Básica de Saúde do Liberdade e também construir uma quadra poliesportiva para a população”, anunciou o chefe do Executivo municipal, Francisco José Júnior.
Dados comprovam eficiência da BIC
Segundo dados da Polícia Militar do RN, onde foi instalado uma BIC (bairros de Santo Antônio e Abolições) houve um aumento de 65% no número de apreensões de armas de fogo, de drogas e de pessoas que praticam crimes, contribuindo para melhor sensação de segurança da população local.
As apreensões e detenções das áreas cobertas pela BIC correspondem em média a 30% de tudo que foi apreendido na cidade de Mossoró, no período contabilizado entre os meses de janeiro a novembro deste ano, como é o caso da recuperação de veículos produtos de furto ou roubo, com 27% das apreensões; armas de fogo, 28% do total. 29% das pessoas encaminhadas à Delegacia de Polícia por práticas de delitos diversos também têm origem nas áreas da BIC; 28% da apreensão de pedras de crack e, por fim, 87% de toda maconha apreendida na cidade teve origem nas áreas das BIC’s Santo Antônio e Abolição, comprovando o sucesso do programa.
Mais segurança
A partir do próximo ano, o município passará a contar com mais 100 guardas municipais para trabalhar em conjunto com a Polícia Militar na prevenção e combate à violência. Os chamados guardas alunos, que são as pessoas aprovadas no último concurso público realizado para a Guarda Civil Municipal, já estão no curso de formação, necessário para o início dos trabalhos na GCM. Logo após a conclusão deste curso, todos os alunos que forem aprovados serão chamados, de forma gradativa, para os trabalhos na GCM.                                                   
Além disso, a lei aprovada sancionada recentemente pela presidenta Dilma Rousseff, que dá direito a Guarda Civil Municipal portar arma de fogo será cumprida no âmbito municipal já a partir do próximo ano.

Sobre o Blog

Sobre o Blog
Blog criado em 2014 para informar aos leitores as notícias da Guarda Civil Municipal de Mossoró-RN, como também assuntos relacionados a Secretária de Segurança Pública.

Postagens Recentes

recentposts

Postagem em destaque

Ronda Saúde da Guarda Civil recupera motocicleta roubada