Manchetes

Município de Mossoró amplia investimentos em Segurança Pública

Dever constitucional do Estado, a segurança pública tem recebido atenção especial na atual gestão da Prefeitura de Mossoró. Os investimentos no setor e as ações executadas pelo Município comprovam o compromisso do prefeito Francisco José Júnior em garantir a tranquilidade e bem-estar da população.

Uma das iniciativas que refletem o investimento que vem sendo feito na área é a criação, em julho de 2014, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil. Mossoró é hoje uma das poucas cidades do país a possuir uma pasta exclusiva voltada para o desenvolvimento de políticas públicas de segurança. 

Em menos de um ano de atuação, o órgão já contabiliza resultados considerados extremamente positivos, como, por exemplo, a ampliação de 180 para 243 Guardas Civis Municipais, de uma para oito viaturas, de uma para quatro as Bases Integradas Cidadãs (BICs), instalação de câmeras de videomonitoramento, entre outras ações.

A frota de transporte da Guarda Civil será reforçada ainda com oito novos veículos, adquiridos com recursos próprios do Município. Serão seis viaturas para a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e mais duas para a Ronda Escolar. O processo licitatório já está em andamento e em breve a cidade terá esses veículos à disposição.

Os investimentos no sistema de videomonitoramento também estão sendo ampliados. Mossoró terá nas próximas semanas câmeras de segurança em sete novos pontos, que auxiliarão no trabalho já executado pelo Centro Integrado de Operações da Polícia Militar (CIOSP), que possui instaladas na cidade seis câmeras. 

“A nossa gestão está empenhada e comprometida em garantir segurança e tranquilidade aos mossoroenses. Em todo o Brasil, somente cerca de 50 municípios possuem uma secretária de segurança pública, Mossoró é um deles, e em menos de um ano os resultados já mostram que o caminho que estamos adotando é o correto”, destaca o prefeito Francisco José Júnior.

Operações integradas reduzem criminalidade na cidade

Nos três primeiros meses de 2015, o índice de homicídios em Mossoró foi reduzido em 12%, levando em consideração o mesmo período do ano passado. Quando comparado somente o mês de março, essa redução chegou a 25%. Essa redução é reflexo do trabalho realizado em conjunto entre a Guarda Civil e as Polícias Civil, Militar e de Trânsito.

A Operação Integração, idealizada pelo prefeito Francisco José Júnior, é um exemplo das ações promovidas em parceria pelas forças de segurança. A iniciativa é executada semanalmente pela Guarda Civil Municipal, Polícias Civil, Militar e Ambiental, Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE) e conta com o reforço dos agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB). 

“Temos sim alcançado os nossos objetivos com a Operação Integração, o que comprova que a política de segurança adotada pelo prefeito Francisco José Júnior está coerente com as necessidades da população. Conseguimos reduzir em 25% o número de homicídios no mês de março em toda a Mossoró e, na área de atuação das BICs, essa redução é ainda maior, totalizando 62,5% de homicídios a menos”, informa o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Alvibá Gomes.

As ações implementadas pela Segurança Pública, em Mossoró, nestes três primeiros meses de 2015, também resultaram, segundo dados da Polícia Militar, na prisão de 119 pessoas em flagrante delito

Base móvel reforça combate ao crack

Mossoró ganhou na última quinta-feira, 9, novos equipamentos para garantir a segurança e o bem-estar da população. O prefeito Francisco José Júnior e o governador Robinson Faria entregaram o kit do programa “Crack, é possível vencer”, composto por uma base móvel de videomonitoramento, duas motocicletas, dois veículos de patrulhamento, 18 câmeras, 50 pistolas não letais e 150 unidades de spray de pimenta.

A base móvel se constitui em um micro-ônibus adaptado que auxilia as ações de policiamento ostensivo de proximidade nas cenas de venda e consumo de crack e outras drogas. O veículo serve como um pequeno centro de comando e controle, dando suporte tecnológico aos profissionais de segurança pública que acompanham, por meio de monitores, as imagens captadas por câmeras de vídeo instaladas em pontos fixos de maior vulnerabilidade.
Secom

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags