2 de junho de 2015

Segurança do MCJ contará com Plataforma de Observação Elevada

O Plano Integrado de Segurança para a 19ª edição do Mossoró Cidade Junina (MCJ) foi apresentado na manhã desta terça-feira, 2, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania. Uma das principais novidades deste ano é a presença da Plataforma de Observação Elevada (POE), estrutura utilizada durante a Copa do Mundo de 2014, e a parceria com o Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), que possibilitará o monitoramento do evento diretamente de Natal.

A Plataforma de Observação Elevada possui oito câmeras de videomonitoramento. A estrutura atuará em conjunto com o Centro de Comando e Controle Móvel, com mais cinco câmeras instaladas. O sistema de controle da Coordenadoria Integrada de Operações da Polícia Militar (CIOSP) também estará à disposição do evento, assim como o micro-ônibus do programa “Crack, é possível vencer”, também com cinco câmeras.

 “Segurança é dever do Estado, mas uma preocupação que deve ser compartilhada por todos nós, por isso o nosso prefeito Francisco José Júnior solicitou que esse Plano fosse elaborado de maneira integrada. Após diversas reuniões com o GGI-E, em Natal, concluímos as estratégias que serão empreendidas e anunciamos que tudo que ocorrer aqui em Mossoró será monitorado na capital, através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC)”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (SESP), Alvibá Gomes.

Compõem o Plano de Segurança do MCJ, além da SESP, os seguintes órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB).  Representantes de todas essas entidades prestigiaram a apresentação das estratégias. A secretária da Cultura, Isolda Dantas, o secretário do Turismo, Rútilo Coelho, e os secretários-adjuntos da Mobilidade Urbana, Tidal Amorin, da Cultura, Jurandi Filho, e do Turismo, Rosendo Filho, também acompanharam a apresentação.

Efetivo em dias de shows na Estação somará cerca de 600 agentes de segurança

Durante os finais de semana, o efetivo na Estação das Artes Elizeu Ventania, palco principal dos shows do Mossoró Cidade Junina, somará cerca de 600 agentes de segurança, entre integrantes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, Agentes de Trânsito, CIOSP e Segurança Privada, garantindo dessa forma a tranquilidade do brincante.

“É importante ressaltar que o policiamento nas ruas da cidade não será alterado, não irão faltar viaturas ou policiais, uma vez que esse contingente empregado no Cidade Junina é um efetivo extra. Nenhuma ocorrência deixará de ser atendida ao longo do evento”, assegurou o major Humberto Pimenta, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, tendo suas palavras corroboradas pelo comandante do 12º BPM, major Sérgio de Oliveira Fagundes.
Nos dias em que não serão realizados shows na Estação das Artes, o contingente no Corredor Cultural totalizará mais de 250 agentes de segurança, que estarão presentes em projetos como o Chuva de Bala no País de Mossoró, Arena de Quadrilhas Deodete Dias e Cidadela. “Teremos policiamento a pé, motorizado e de trânsito, todos trabalhando de maneira integrada, garantindo que a população possa aproveitar os festejos da forma mais segura possível”, afirmou o secretário Alvibá Gomes.

Segurança no Pingo da Mei Dia será reforçada

Consolidado com uma das principais atrações do Mossoró Cidade Junina, o Pingo da Mei Dia, que abre oficialmente os festejos no próximo sábado, 6, terá sua segurança reforçada. No total, mais de 450 agentes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, Trânsito, Segurança Privada, entre outros, atuarão ao longo de todo o dia na Avenida Rio Branco e suas intermediações.

“Interditaremos a Avenida Rio Branco já a partir das 6h, para evitar que caminhões e veículos maiores estacionem de maneira irregular no local da festa. Todo o esquema de trânsito e segurança está pronto para esse que promete ser o maior Pingo da história. Serão oito atrações que comandarão a festa”, informou a secretária da Cultura, Isolda Dantas.
A abertura do Mossoró Cidade Junina terá ainda a presença da Delegacia Móvel da Polícia Civil, coordenada pelo delegado Dênis Carvalho, estrutura que também será instalada na Estação das Artes durante o Mossoró Cidade Junina. “Teremos uma Central de Comando durante o Pingo da Mei Dia, fixada bem no meio do Corredor Cultural, logo atrás do Teatro Dix-huit Rosado. A Delegacia Móvel também se fará presente, ou seja, estamos trabalhando incansavelmente para garantir a segurança de todos que irão aproveitar a variedade de atrações do MCJ”, concluiu Alvibá Gomes.
Secom

  





Sobre o Blog

Sobre o Blog
Blog criado em 2014 para informar aos leitores as notícias da Guarda Civil Municipal de Mossoró-RN, como também assuntos relacionados a Secretária de Segurança Pública.

Postagens Recentes

recentposts

Postagem em destaque

Ronda Saúde da Guarda Civil recupera motocicleta roubada