Manchetes

Defesa Civil reforça abastecimento de água na zona rural

Equipes da Proteção e Defesa Civil de Mossoró estão reforçando o abastecimento de água nas comunidades e Projetos de Assentamento (PA) da zona rural municipal. O órgão, vinculado à Secretaria de Segurança Pública, também é responsável por fiscalizar a distribuição de água promovida através da Operação Carro-Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro.

De acordo com o comandante do Pelotão de Ação Ambiental Municipal da Guarda Civil (PAMM), Jonhy Alves, o abastecimento promovido pela Defesa Civil é realizado a partir de equipamento doado ao Município pelo Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
“Fiscalizamos a distribuição realizada pelo Exército e também abastecemos as comunidades, de forma constante e ininterrupta. Ainda orientamos a população sobre o uso racional da água, ouvindo as necessidades dos moradores”, destacou Jonhy Alves, que também é colaborar da Defesa Civil.

A água ofertada pelos carros-pipa é para consumo exclusivo do ser humano e são priorizadas com o abastecimento as comunidades e Projetos de Assentamento que não possuem dessalinizadores ou poços profundos. O abastecimento é realizado através de oito automóveis no total, sendo cinco do Exército Brasileiro, um do PAC e mais dois da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (SEMARH).

A operação é um auxílio aos moradores rurais que enfrentam há quase quatro anos uma seca severa e a pior das últimas cinco décadas. “Além dos veículos que estão sendo disponibilizados para a zona rural, estamos pleiteando junto ao Governo Federal recursos para a execução do Plano Emergencial de Combate à Seca, que prevê a contratação de mais 10 carros-pipa”, frisa o coordenador da Defesa Civil de Mossoró, Carlos Paiva.
SECOM


Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags