Manchetes

Sistema municipal de monitoramento por vídeo começa a funcionar

O sistema municipal de videomonitoramento, implantado pela atual gestão da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil (SESP), já está em funcionamento. Inicialmente, seis câmeras foram instaladas na cidade, contemplando tanto o Centro quanto regiões mais distantes, como o conjunto Vingt Rosado.

“A instalação do sistema oferece mais segurança ao cidadão e auxilia o trabalho realizado pela Polícia Militar em vários pontos da cidade. As câmeras são de alta resolução e têm um alcance de até cinco quilômetros. O objetivo do Município é ampliar nos próximos meses os pontos de monitoramento”, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Alvibá Gomes.
As câmeras, do tipo “speed dome”, recurso que pode monitorar em um ângulo de até 360º, foram instaladas nas seguintes localidades: Avenida Rio Branco com a rua Frei Miguelinho (Memorial da Resistência); Avenida Augusto Severo com Rio Branco (Teatro Dix-huit Rosado); Rua Coronel Gurgel com Avenida Augusto Severo (Mercado Central); Rua Dr. Mário Negócio com Avenida Dix-neuf Rosado (Cobal) e praça do conjunto Vingt Rosado.

Também foi contemplada com o sistema de videomonitoramento a região da Praça Bispo Dom Jaime de Barros Câmara, conhecida como Praça dos Hospitais. A instalação da câmera nesse espaço foi acompanhada na manhã desta terça-feira, 28, pelo secretário Alvibá Gomes e pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Jailson Nogueira. “Essa região tem um grande fluxo de pessoas e há muito tempo a comunidade esperava por esse benefício, que agora se concretiza”, ressaltou o titular da SESP.

A Central de Comando do sistema municipal de videomonitoramento está em processo de estruturação, através de um trabalho coordenado pela Gerência Executiva do Centro Integrado de Segurança e Monitoramento (CISM). A Central ficará responsável pela operacionalização de todo o sistema, que contará não somente com as seis câmeras já instaladas, mas com um circuito de videomonitoramento que incluirá equipamentos da administração municipal, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, Unidades de Educação Infantil (UEIs), Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), entre outros.

“Já finalizamos o levantamento referente às necessidades do Município quanto a esse sistema e, em parceria com as demais Secretarias, iremos, a partir de processo licitatório que está sendo encaminhado, adquirir um número amplo de câmeras, sensores infravermelho, alarmes, um conjunto de equipamentos que será instalado nas UBS, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), rede municipal de ensino, CRAS, garantindo dessa forma a segurança nos órgãos e equipamentos municipais”, conclui Alvibá Gomes.

 SECOM

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags