7 de setembro de 2015

Desfile Cívico-Militar marca comemorações do Dia da Independência

O Brasil comemora neste 7 de setembro 193 anos de sua independência. Em Mossoró, a data foi celebrada com o tradicional desfile cívico-militar, que levou um grande público à Avenida Alberto Maranhão na manhã desta segunda-feira. 
A programação do desfile teve início às 7h, com café da manhã na Escola de Artes, oferecido pelo prefeito Francisco José Júnior aos oficiais militares e autoridades presentes. Em seguida, o chefe do Executivo local passou em revista as tropas, acompanhado pelo major João Sérgio Fagundes, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar. 

“Esse é um momento em que a democracia é fortalecida, o nosso patriotismo é reforçado, e onde devemos ter consciência da responsabilidade em dar continuidade à força da independência, alcançada há 193 anos. Não há liberdade sem fraternidade, nem fraternidade sem liberdade. Que possamos continuar livres, independentes, contribuindo para uma sociedade cada vez mais justa”, destacou Francisco José Júnior. 

Após passar em revista as tropas, o prefeito seguiu em carro aberto até o palanque oficial montado no adro da Igreja de São Vicente, onde foram hasteadas as bandeiras com execução do Hino Nacional com a banda Artur Paraguai. O desfile teve início na sequência, com apresentação dos ex-combatentes de Mossoró, e a parte cívica, através da Rede Municipal de Ensino, Rede Estadual de Ensino, UFERSA, Desbravadores: Cruzeiro do Sul, Grupos dos Escoteiros e Grito dos Excluídos.

Os órgãos que integram as forças de segurança da cidade deram continuidade ao evento, iniciando a parte militar com o Tiro de Guerra, que tem o prefeito Francisco José Júnior como diretor. Na sequência, o público acompanhou o desfile do 2º e do 12º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Civil, Guarda Civil, Polícia Ambiental e viaturas da frota operacional das unidades do 2º e 12º BPM e do Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE).

O 7º Pelotão, formado por policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), a Polícia Rodoviária Federal, Penitenciária Federal e a Guarda Civil motorizada encerraram a programação do desfile. “Acompanho o cortejo há muito tempo e acho esse momento muito importante, pois resgata o nosso patriotismo, sem falar que é tudo muito bonito. Faço questão de estar presente todos os anos”, comentou a dona de casa Maria de Lourdes.

A organização do desfile foi elogiada pelo público. Ao lado da sobrinha de apenas dois anos, a aposentada Dilvanice Reginaldo parabenizou a Prefeitura de Mossoró pela realização do evento. “Fazia alguns anos que não vinha ao desfile, e hoje trouxe minha sobrinha para assistir e estou gostando bastante, está muito bonito e organizado. Um evento como esse nos faz ter esperança no Brasil”, afirmou.

O desfile cívico-militar, coordenado pela Secretaria Municipal da Educação, foi prestigiado por autoridades locais como o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Jório Nogueira, secretários e secretárias municipais e por autoridades estaduais, como o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, representando o governador Robinson Faria.

“Tivemos mais um belíssimo desfile e a cada ano que passa o público presente é ampliado, o que nos deixa muito felizes. Estão todos de parabéns por essa festa, de democracia, respeito e independência”, conclui a secretária da Educação, Iêda Chaves.
SECOM

Sobre o Blog

Sobre o Blog
Blog criado em 2014 para informar aos leitores as notícias da Guarda Civil Municipal de Mossoró-RN, como também assuntos relacionados a Secretária de Segurança Pública.

Postagens Recentes

recentposts

Postagem em destaque

Ronda Saúde da Guarda Civil recupera motocicleta roubada