Manchetes

Município de Mossoró prepara implantação da Ronda Preventiva Escolar

A Prefeitura de Mossoró finaliza os preparativos para o lançamento da Ronda Preventiva Escolar (ROPE) da Guarda Civil, que terá como objetivo realizar o patrulhamento diário na rede municipal de ensino, bem como promover ações pedagógicas na comunidade escolar. O projeto foi detalhado na manhã desta quarta-feira, 16, ao secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Alvibá Gomes, e a representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Sindicado dos Guardas Civis de Mossoró.

“Com o início das atividades do ROPE, concretizaremos assim a implantação da Base Integrada Cidadã Escolar, com um patrulhamento preventivo e atividades pedagógicas que envolvam alunos, pais, professores, ou seja, toda a comunidade escolar. Nossa expectativa é que, até o dia 30 de setembro, a Ronda já esteja em atuação”, afirma o secretário Alvibá Gomes, acrescentando que o projeto será apresentado nos próximos dias à equipe da Secretaria Municipal da Educação.

Inicialmente, duas viaturas ficarão responsáveis pelo patrulhamento preventivo. Os veículos novos já foram adquiridos e serão exclusivamente destinados para a ROPE. A equipe que coordenará a Ronda é composta por 10 Guardas Civis Municipais, capacitados e experientes tanto na área de segurança pública quanto em setores como educação e artes. 

Esses profissionais, além do patrulhamento, promoverão palestras nas unidades de ensino, abordando temáticas como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), combate às drogas, primeiros socorros, entre outras, e ainda oferecendo atividades físicas aos alunos, como aulas de capoeiras. Para o advogado Gabriel Conrado, membro da Comissão de Segurança da OAB Mossoró, o projeto segue uma tendência nacional de aproximar forças de segurança e a população.

Já o presidente do Sindicado dos Guardas Civis de Mossoró, Rillen Rocha, parabenizou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil pela implantação da ROPE. “Queremos parabenizar e agradecer ao secretário Alvibá Gomes pela sensibilidade de retomar e promover mudanças acertadas nesse projeto. O Sindicato agradece”, conclui.
SECOM

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags