Manchetes

Rede municipal de ensino ganha BIC Escolar - ROPE

Mossoró ganhou na manhã desta última terça-feira, 29, a sua sexta Base Integrada Cidadã (BIC), implantada a partir da Ronda Preventiva Escolar (ROPE), em parceria entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Civil e Educação. A implantação da BIC Escolar foi oficializada pelo prefeito Francisco José Júnior, em solenidade na Unidade de Educação Infantil (UEI) Lindalva Oliveira Dias Castro, no bairro Barrocas.

“Segurança é prioridade na nossa gestão e esse projeto é reflexo dos investimentos que a administração vem promovendo no setor. Essa parceria entre Guarda Civil e comunidade escolar proporcionará excelentes resultados, tanto no que se refere ao patrulhamento preventivo, quanto nas ações pedagógicas, com palestras, campanhas educativas, e ainda realizando atividades físicas com os alunos”, destacou o prefeito José Júnior. 

Durante a solenidade de implantação da BIC Escolar, foram entregues as duas viaturas que realizarão o patrulhamento na rede municipal de ensino e apresentada a equipe que coordenará a ROPE. A iniciativa da Prefeitura de Mossoró recebeu elogios de pais de alunos que estavam presentes no evento. “Gosto muito da metodologia de ensino aqui da UEI, meu filho tem aprendido muito, e agora, com mais segurança, fico ainda mais feliz em ter matriculado ele nessa unidade”, comentou Josenildo da Silva.

Entre as atribuições da ROPE, destacam-se o patrulhamento na rede municipal e a prevenção da ordem local, garantindo segurança física das instalações e a segurança pessoal dos funcionários e alunos; fiscalização do comércio de alimentos e outras mercadorias nos entornos das escolas; promoção de campanhas de combate às drogas e o exercício da cidadania trabalhando direitos e obrigações.

“Com o processo de reestruturação implantado pelo prefeito Francisco José Júnior na Guarda Civil, estamos conseguindo avançar ainda mais, concretizando projetos como a BIC Escolar. Com o investimento do Município, a Guarda saltou de 180 para quase 30 agentes, de duas para 10 viaturas. Mossoró contava com apenas uma BIC, agora são seis. São muitos os avanços e a sociedade já está usufruindo dessas melhorias”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Alvibá Gomes.

A secretária municipal da Educação, Iêda Chaves, enfatiza que o Ronda Preventiva aproximará as forças de segurança da comunidade escolar. “Muito mais do que patrulhar as escolas e UEIs, o projeto possibilitará uma integração entre a Guarda e os alunos, pais, professores, toda a comunidade, o que mostra a decisão acertada do prefeito em ampliar os investimentos tanto em segurança quanto em educação”, conclui.

A solenidade de implantação da BIC Escolar foi prestigiada por secretários municipais, representantes da Polícia Militar e pelo vereador Ricardo de Dodoca, além de pais e moradores da comunidade
SECOM

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags