2 de outubro de 2015

Número de homicídios em Mossoró cai 37,5% no mês de setembro

A parceria entre a Prefeitura de Mossoró e Governo do Estado tem conseguido reduzir os índices de violência na cidade. Em setembro, por exemplo, o número de homicídios em Mossoró caiu 37,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados comprovam a eficácia de ações conjuntas, executadas na cidade por diversas forças de segurança, como a Guarda Civil, Polícia Militar e de Trânsito.

Os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil mostram que no mês passado Mossoró registrou 10 crimes violentos letais intencionais. Em setembro de 2014 foram 16. Esse resultado é reflexo de iniciativas como a “Operação Integração”, que conta com um efetivo de aproximadamente 100 homens, entre Guardas e PMs, e mais de 25 viaturas, realizando patrulhamento ostensivo, blitzes, abordagens e outras ações, em mais de 20 bairros da cidade a cada edição.

“Desde que a Operação Integração foi implantada, o número de homicídios vem reduzindo significativamente. Esses avanços comprovam que a metodologia de trabalho que adotamos está sendo eficaz. Juntos, Guarda Civil e Polícia Militar estão mudando a realidade da segurança pública em Mossoró, e a população já reconhece e constata os efeitos positivos dessa união”, destaca o prefeito Francisco José Júnior.

A redução da criminalidade também está atrelada, de acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Alvibá Gomes, a fatores como o combate às drogas, através da implantação do programa “Crack, é possível vencer”; ampliação do número de Bases Integradas Cidadãs (BICs), que saltaram de uma para seis na atual gestão; implantação do sistema municipal de videomonitoramento; reestruturação da Guarda Civil, que hoje conta com 10 viaturas e cerca de 300 agentes, entre outros.

“A Polícia Militar, em parceria com a Guarda Civil, conseguiu retirar de circulação, entre janeiro e setembro desse ano, 367 pessoas que estavam cometendo algum tipo de delito e apreender cerca de 100 armas de fogo. É um dado significativo. Mossoró tem sido exemplo nessa política de integração. A partir das ações implantadas aqui, outras cidades medidas semelhantes. Investir em segurança é garantir a tranquilidade da população”, conclui Alvibá.

RECONHECIMENTO
Na quarta-feira passada, 30 de setembro, o prefeito Francisco José Júnior recebeu a Medalha de Mérito Policial Luiz Gonzaga, a mais alta comenda concedida pela Polícia Militar. A iniciativa foi uma forma de reconhecimento e agradecimento pelos investimentos no setor de segurança durante a sua gestão. Embora a entrega da Medalha de Mérito Policial Luiz Gonzaga já exista há quase 20 anos, essa foi a primeira vez que um prefeito de Mossoró recebeu essa comenda. A medalha é destinada a militares e civis que se destacam pelos valiosos serviços prestados à Segurança Pública do Rio Grande do Norte.
SECOM

Sobre o Blog

Sobre o Blog
Blog criado em 2014 para informar aos leitores as notícias da Guarda Civil Municipal de Mossoró-RN, como também assuntos relacionados a Secretária de Segurança Pública.

Postagens Recentes

recentposts

Postagem em destaque

Ronda Saúde da Guarda Civil recupera motocicleta roubada