Manchetes

Defesa Civil do município reforça monitoramento a áreas de risco

Para garantir a segurança das famílias que moram em regiões de risco, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil iniciou nesta semana uma série de visitas às áreas mais afetadas pelas chuvas. O monitoramento nessas áreas de risco é feito para prevenir possíveis danos ou sinistros decorrentes do aumento das chuvas. Nesta terça-feira, 26, a equipe visitou o Bom Jesus e o Monte Olimpo; nesta quarta a visita será ao Alto da Pelonha. 

De acordo com Carlos Paiva, coordenador da Defesa Civil, embora as primeiras chuvas tenham sido intensas, não foi registrada nenhuma anormalidade. No primeiro dia de visita, foram constatados alguns problemas como assoreamento do canal, fechamento parcial das manilhas e muito lixo depositado em locais inadequados. Além de impedir a livre passagem da água da chuva, esses problemas contribuem para a proliferação de mosquitos e insetos causando riscos para a população. O trabalho da Defesa Civil vem sendo feito em parceria com Guardas Municipais e Bombeiros Civis.

Antes mesmo de se intensificar o período chuvoso, a Defesa Civil solicitou à Secretaria de Serviços Urbanos serviço de limpeza nas ruas e nos bueiros. Essa ação preventiva ajudou na normalidade do escoamento das águas pluviais e evitou alagamento de diversas vias. Sem a água empossada nas ruas e com chuvas em dias alternados, nenhuma região de Mossoró apresenta riscos de alagamento e desabamentos.

“Nessas visitas estamos verificando a presença de obstáculos ou possíveis riscos. Registramos se tem alguma barreira ao escoamento e solicitamos que seja feita a desobstrução. É muito importante o cuidado preventivo. A população também precisa fazer sua parte e não jogar lixo em locais inadequados. Até agora, tivemos chuvas bem distribuídas, que aconteceram em várias partes da cidade e em dias diferentes. Em alguns anos, as chuvas se concentraram mais e causaram transtornos. Dessa vez, além do trabalho preventivo, as chuvas estão mais bem distribuídas”, conclui o coordenador da Defesa Civil.

Até o momento, a equipe da Defesa Civil não recebeu nenhum chamado de urgência e emergência, no entanto, já está se precavendo para qualquer eventualidade. A população pode entrar em contato através do 199, conhecido internacionalmente como telefone da Proteção e Defesa Civil. A equipe está de prontidão 24h. A ligação é gratuita de qualquer telefone fixo ou celular.
SECOM

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags