4 de janeiro de 2016

Investimentos em segurança pública reduzem taxas de homicídios em Mossoró

Apesar das dificuldades enfrentadas no ano de 2015, uma coisa podemos comemorar, pois enquanto na maioria das cidades do Rio Grande do Norte e sobretudo nas cinco regiões do país, a violência aumentava, a cidade de Mossoró apresentou uma redução na criminalidade em 17% em relação ao ano de 2014.
Se compararmos algumas cidades próximas a Mossoró, notamos que entre o ano de 2014 e 2015, muitos desses municípios tiveram suas taxas de homicídios praticamente dobradas, tais como é o caso de Caraúbas, onde em 2014 obteve 08 crimes e em 2015 um total de 16 (100%). Outro exemplo é a cidade de Tibau, onde em 2014 foram 05 ocorrências desse tipo e em 2015 09, um total de (55%). Por último citamos Apodi, que representou em 2014, 06 crimes dessa natureza, contra 10 em 2015 (40%). Já Upanema e Barauna, manteve o mesmo índice.

Mossoró
A Cidade de Mossoró registrou no ano de 2014, um total de 194 homicídios. Já no ano passado, chegaram a 162. Isso representa uma redução em torno dos 17%.  Agora se compararmos a diferença  do ano de 2014 com 2015, entre todo o RN e Mossoró, observamos que o Rio Grande do Norte, conseguiu reduzir em 115 mortes a menos em todo o estado, alcançando uma taxa de 6,5% de CVLIs no RN. Já Mossoró, teve uma redução de 31 mortes a menos, chegando a uma taxa de 27%.


De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Mossoró, Ten-Coronel Alvibá Gomes, a redução em cerca de 30 mortes é um grande avanço para a cidade. Embora o número de homicídios ainda seja alto, já que o ideal é que não houvesse nenhum assassinato. “Percebemos uma redução da criminalidade em Mossoró e isso é muito positivo. Em praticamente todo o Estado houve aumento de homicídios e aqui houve redução. Isso mostra que os investimentos em segurança estão surtindo efeito. São 30 famílias a menos sofrendo com a perda de um parente”, comemorou o titular da Pasta.

Estado RN
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), também comemorou, pois em 2015 foram registrados 1.653 crimes violentos, enquanto que, no ano passado, foram 1.768 casos.
Investimentos
A diminuição de mortes violentas é um reflexo dos investimentos feitos na área da segurança e da ampliação do projeto da Base Integrada Cidadã (BIC). Outro fator primordial, é o trabalho que vem sendo realizado pela Guarda Civil Municipal de Mossoró, onde a população conta com um total de quase 280 Agentes bem treinados e capacitados para atender diversas ocorrências.

Sabemos que outro fator primordial são as operações integradas entre os órgãos de Segurança Pública. Pensando nisso, a Guarda Civil Municipal de Mossoró, juntamente com a Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito (SEMOB), PRF, entre outros órgãos, somaram forças e realizaram diversas operações em conjunto, aprendendo armas, drogas, recuperando veículos, entre outros.

 
Outro fator que merece destaque é a implantação do programa “Crack, é possível vencer” na cidade de Mossoró e claro, a ampliação das Bases Integradas Cidadãs (BICs), passando de uma para cinco.

 
Após a implantação da Ronda Preventiva Escolar (ROPE) da Guarda Civil, as escolas tiveram uma queda bastante significante no número de ocorrências e isso mostra que investir no papel de uma Guarda Cidadã, educando nossas gerações futuras, tem um efeito bastante positivo.
Além disso, a Guarda Civil Municipal de Mossoró, passou a contar com o serviço do Pelotão de Guarda Patrimonial (PGP), preservando os bens do município e da população em geral.
 
A GCM Mossoró também passou a cobrir as Unidades de Saúde do município. Entre elas, UBS´s, 03 UPA´s, o PAM do Bom Jardim, O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial), Hospital São Camilo e a Casa de Passagem. Já as demais unidades, recebem a cobertura da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), e do PGP, auxiliando esses órgãos.

Só em 2015, o trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal, através da Guarda Civil Municipal (GCM), e a Polícia Militar resultou na apreensão de 275 pedras de crack, mais de 13 quilos de maconha, recuperação de mais de 120 veículos e recaptura de 25 foragidos. Além disso, 40 armas de fogo foram retiradas de circulação e mais de 140 prisões por tráfico de drogas, furto, roubo e por porte ilegal de arma foram efetuadas. 

 
Estatísticas 2015 - GCM Mossoró
A Guarda Civil Municipal de Mossoró atendeu durante o ano de 2015, um total de 936 ocorrências. Isso só foi possível, graças ao serviço gratuito 153, canal esse que passou a funcionar em 2015 e que a população pode ligar e fazer sua denuncia.  Confira abaixo os meses com suas respectivas ocorrências.
Sabemos que ainda falta muito, porém já conseguimos reverter a curva de crescimento no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) que vinha ocorrendo desde 2014.


Sobre o Blog

Sobre o Blog
Blog criado em 2014 para informar aos leitores as notícias da Guarda Civil Municipal de Mossoró-RN, como também assuntos relacionados a Secretária de Segurança Pública.

Postagens Recentes

recentposts

Postagem em destaque

Ronda Saúde da Guarda Civil recupera motocicleta roubada