Manchetes

SESED quer parcerias com instituições para reduzir a violência em Mossoró

Na manhã desta terça-feira (5), a secretária da Sesed se reunirá com os gestores da Polícia Militar da região Oeste, na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), e logo após tem encontro marcado com representantes do Poder Judiciário, no Fórum da cidade. 
A secretária da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, chegou na tarde de ontem, (4/4), em Mossoró, para cumprir agenda oficial que tem como objetivo avaliar a atuação dos órgãos de segurança na cidade e definir ações visando a redução da criminalidade na região Oeste do RN.

O primeiro compromisso ocorreu na sede do Ministério Público com a presença do 14º Promotor de Justiça, Lucio Romero Marinho Pereira, do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Dancleiton Pereira, Diretor de Polícia Civil do Interior, Cleiton Pinho, do Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil de Mossoró, Tenente Coronel Alvibá Gomes, entre outras autoridades que compõem o Gabinete Integrado de Gestão Municipal (GGI-M).

Durante a reunião a secretária pontuou algumas ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para reaparelhar o setor e garantir mais policiais nas ruas, tais como a ampliação da frota e a regularização e ampliação dos pagamentos de diárias operacionais.

A secretária da Sesed também citou os processos em andamento que tratam da aquisição de novos rádios digitais e da expansão do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Mossoró, que tramita internamente no Governo seguindo orientações do Banco Mundial.

“Assim que assumimos a Sesed tínhamos 200 viaturas a menos nas ruas do nosso estado e, imediatamente, tratamos de renovar o convênio de aquisição e garantimos a reposição de parte desta frota também para Mossoró”, diz.

“Passamos a reorganizar o pagamento das diárias operacionais, como forma de garantir uma quantidade extra de policiais nas ruas, com um serviço mais planejado e qualificado. Hoje, investimentos cerca de R$ 1,4 milhão/mês em diárias operacionais no estado, o que equivale a um investimento quatro vezes maior do que anos anteriores”, lembra Kalina Leite.

“Também já finalizamos os termos de referência para aquisição de novos rádios digitais para o interior e expansão do Ciosp Mossoró. Para esta execução, estamos com uma consultoria em andamento que irá nos direcionar a melhor forma de investirmos neste serviço”, disse a secretária Kalina Leite.

Sobre a reposição do efetivo das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Itep, que ao longo dos últimos dez anos sofreu com a falta de reposição, a secretária Kalina Leite reafirmou que esta tem sido uma das prioridades da gestão Robinson Faria.

“Em fevereiro deste ano recebemos do TCE uma resposta positiva quanto a realização dos concursos da Segurança e desde então avançamos muito neste sentindo. Esperamos preencher, em um futuro breve, pelo menos 2000 mil vagas nas Polícias e com isso ter um reforço significativo na área”, informa a secretária.

“Atualmente, o processo do concurso da PM, por exemplo, já encontra-se na Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SEARH) finalizando o levantamento da quantidade de vagas a serem disponibilizadas no próximo certame. Espero divulgar o edital ainda neste semestre”, destacou Kalina Leite.

A secretária Kalina Leite também demonstrou preocupação com o aumento dos índices de crimes violentos ocorridos na cidade no primeiro trimestre de 2016.

“Estamos aqui para ouvir os técnicos da região e saber o que mudou de 2015 para 2016 e como podemos colaborar para manter o bom desempenho do ano passado quando conseguimos frear a violência em Mossoró e reduzir em 16% o número de assassinatos no município. Juntos, com os gestores locais, buscaremos definir as próximas estratégias de atuação”, concluiu Kalina Leite.
Fonte: Mossoró Hoje
Foto: Christiano Couceiro

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags