Manchetes

Guarda Civil e Trânsito usará em breve comunicação com frequência Digital e criptografada

Na manhã desta quarta-feira, 08/11, aconteceu uma reunião na Secretaria Municipal de Segurança pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESEM), e contou  com a  presença do Titular da Pasta,  General Eliéser Girão Monteiro, além do Chefe do CIOSP de Natal, Tenente Coronel Kleber Caldas Macedo, o Engenheiro e representante da Motorola, Alberto, o Comandante da Guarda Civil Municipal de Mossoró, Cel. Godinho e o Inspetor da Central de Comando, GCM Carvalho.

Na pauta foram acertados e garantidos a disponibilização do canal na frequência digital tanto para a Guarda Municipal, quanto para o Departamento de Trânsito, além de rádios móveis digitais de última geração para as viaturas. "Serão disponibilizados inicialmente 10 (dez) aparelhos, sendo que um ficará na Central de Comando e Monitoramento, para despachos e  acompanhamento das Rondas e os demais nas viaturas," disse o Comandante da Guarda Civil, Cel Godinho.
Resultado de imagem para frequencia digital pm
Com essa tecnologia digital que substitui a analógica, a comunicação via rádio passa a ser criptografada, ou seja, código que embaralha as vozes. Esse novo sistema, além de impedir a escuta clandestina dos sinais de rádio, oferece diversos recursos tecnológicos, tais como o Sistema de Posicionamento Global GPS), garantindo assim, mais segurança para os agentes e podendo ser acompanhados o posicionamento das viaturas em tempo real, tanto na Central de Comando, como no Gabinete do Secretário de Segurança.

O secretário Eliéser Girão comemorou essa conquista. "Esse sonho iniciou em 2014 quando éramos responsáveis pela Sesed em Natal, e hoje estamos celebrando e vendo que esse projeto não foi interrompido. Teremos no novo sistema instalado pela Secretaria de Segurança do Estado (SESED), 04 canais à disposição da Guarda Civil e dos agentes de Trânsito e aos poucos iremos integrar a nossa Secretaria de Segurança com as demais forças policiais no novo prédio onde funcionará o CIOSP Regional, no prédio da UERN. Em breve estaremos enviando a Natal, um convênio à Secretária Sheila Maria, para firmamos essa parceria.
O sistema georreferenciado também vai permitir que do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), sejam despachadas as viaturas que estejam mais próximas da ocorrência, oferecendo mais rapidez e eficiência no atendimento para a população mossoroense, finalizou o Secretário.

Desde o dia 07/11, que a Polícia Militar de Mossoró, deixou de usar a frequência analógica e aos poucos estão sendo implantados nas viaturas, o novo sistema digital, ou seja, já estão utilizando recursos modernos, comunicação segura, localização automática de viaturas e computação embarcada.

Sobre a Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags