Em breve Mossoró ganhará mais um serviço da Guarda Civil no âmbito das escolas municipais. Mais um passo foi dado nesse sentido na última quarta-feira, 6, quando uma comissão da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESEM), composta por dois agentes da Guarda Civil e mais dois servidores do Departamento de Fiscalização do Trânsito, foram até Natal conhecer as atividades da Polícia Militar no campo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
Entre aqueles que formavam a comissão, estava o subinspetor da Guarda Civil Filgueira. Ele lembra que o PROERD é mundialmente conhecido e que o programa servirá como base para a feitura de um projeto no âmbito das forças de segurança municipais. “É um programa criado nos Estados Unidos que chegou ao Brasil em 1992 e no Rio Grande do Norte em 2002. Trata-se de uma atividade, no nosso país chancelado às polícias militares dos estados, que aborda de maneira lúdica temas que causem a reflexão de estudantes do ensino infantil ao fundamental sobre a importância de se manter longe da criminalidade, mais especificamente, das drogas e da violência”, elucida o subinspetor.
Aqui em Mossoró o projeto será feito por essa comissão, que adaptará essas atividades da polícia militar a realidade do município, concebendo um serviço pioneiro para as escolas municipais. De acordo com Marcondes Silva, agente municipal de fiscalização do transito, que é músico por formação, o grupo já tem em mente a formação de uma banda que vai interagir com as crianças quando o projeto estiver em prática. “Após a reunião com o setor pedagógico do PROERD em Natal e nossa visita in loco as atividades da Polícia Militar na capital potiguar, agora vamos sentar e materializar nosso projeto para a apresentação ao Comando da Guarda,” completa Marcondes.
Antes dessa visita a Natal, a SESEM, por meio do Comandante da Guarda, Coronel Godinho, já havia oferecido a agentes da Guarda, do Transito e professores do município o workshop “Ações Preventivas Escolares” voltado para as mesmas temáticas, bem como apresentação do PROERD no Rio Grande do Norte, e uma oficina sobre a produção de projetos. Até o final do primeiro semestre de 2018 o projeto deverá ser executado em Mossoró.
Matéria:GCM Edward Vinnicius
Matéria:GCM Edward Vinnicius
Nenhum comentário:
Postar um comentário