Manchetes

Secretaria de Segurança Pública envia comissão para conhecer atividades do PROERD em Natal

Em breve Mossoró ganhará mais um serviço da Guarda Civil no âmbito das escolas municipais. Mais um passo foi dado nesse sentido na última quarta-feira, 6, quando uma comissão da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESEM), composta por dois agentes da Guarda Civil e mais dois servidores do Departamento de Fiscalização do Trânsito, foram até Natal conhecer as atividades da Polícia Militar no campo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

Entre aqueles que formavam a comissão, estava o subinspetor da Guarda Civil Filgueira. Ele lembra que o PROERD é mundialmente conhecido e que o programa servirá como base para a feitura de um projeto no âmbito das forças de segurança municipais. “É um programa criado nos Estados Unidos que chegou ao Brasil em 1992 e no Rio Grande do Norte em 2002. Trata-se de uma atividade, no nosso país chancelado às polícias militares dos estados, que aborda de maneira lúdica temas que causem a reflexão de estudantes do ensino infantil ao fundamental sobre a importância de se manter longe da criminalidade, mais especificamente, das drogas e da violência”, elucida o subinspetor.
Aqui em Mossoró o projeto será feito por essa comissão, que adaptará essas atividades da polícia militar a realidade do município, concebendo um serviço pioneiro para as escolas municipais. De acordo com Marcondes Silva, agente municipal de fiscalização do transito, que é músico por formação, o grupo já tem em mente a formação de uma banda que vai interagir com as crianças quando o projeto estiver em prática. “Após a reunião com o setor pedagógico do PROERD em Natal e nossa visita in loco as atividades da Polícia Militar na capital potiguar, agora vamos sentar e materializar nosso projeto para a apresentação ao Comando da Guarda,” completa Marcondes.

Antes dessa visita a Natal, a SESEM, por meio do Comandante da Guarda, Coronel Godinho, já havia oferecido a agentes da Guarda, do Transito e professores do município o workshop “Ações Preventivas Escolares” voltado para as mesmas temáticas, bem como apresentação do PROERD no Rio Grande do Norte, e uma oficina sobre a produção de projetos. Até o final do primeiro semestre de 2018 o projeto deverá ser executado em Mossoró.
Matéria:GCM Edward Vinnicius

Sobre a GCM Mossoró

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags