Manchetes

Guardas Municipais passam por treinamento para isolamento e preservação de local de crime

A Guarda Municipal de Mossoró recebeu entre os dias 19 e 20 de março, um treinamento sobre isolamento e preservação de local de crime. A capacitação foi ministrada pelo perito criminal do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN), Mestre André Rocha, e foi iniciada na segunda-feira (19) com informações teóricas. Além de Guardas Civis, a capacitação contou com agentes do Departamento de Trânsito Municipal, além de Agentes do Departamento Penitenciário Federal (DEPEN).
Na manhã de hoje, os Guardas Municipais participaram de um pré-treinamento prático no auditório do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores do Município de Mossoró (PREVI-MOSSORÓ). A capacitação foi concluída na tarde de hoje com um treinamento práticos nas imediações do prédio da Estação das Artes Eliseu Ventania, área Central. 
Já no período da tarde (20/03) foi realizado a prática sobre o isolamento de local de crime, onde contou com a participação de peritos do ITEP, Perícia Criminal, Polícia Civil e a participação dos Guardas Municipais, analisando e debatendo o que aprenderam em sala de aula.
De acordo com o Comandante da Guarda Municipal, Cel Godinho Rodrigues, esse treinamento é de grande relevância para a categoria. "A GCM Mossoró é a pioneira em realizar curso diretamente nessa área com o Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN e capacitação como essa, torna a categoria ainda mais treinada para agir em situações no seu dia a dia, isolando a área com presteza e garantindo assim, que as provas do local de um crime não seja afetada por populares e curiosos e consequentemente sendo elucidado mais rapidamente. Além desse curso, já foram ministradas diversas outras formações, tais como qualificação em inteligência, Sistema Infoseg Sinesp, direção defensiva, entre outros", comemorou o Comandante. 
André Rocha explica que a Guarda Municipal tem auxiliado a Polícia Militar no isolamento dos locais de crimes, face o baixo contingente de policiais militares, o que torna necessário o treinamento. “É importante que se saiba realizar corretamente o isolamento para que a perícia não perca elementos valiosos na investigação do local de crime. O crime para ser elucidado começa com uma boa perícia, e uma boa perícia depende de um bom isolamento, de uma uma boa preservação do local de crime”.
O Perito André Rocha elogiou a postura da Guarda Municipal em colaborar com o isolamento dos locais de crime e, especialmente, em treinar os seus agentes. “É uma iniciativa louvável, é um grande serviço, valioso para a sociedade, na elucidação dos crimes e espero que os mesmos se tornem multiplicadores”, finalizou. 



 
























Sobre a GCM Mossoró

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 278 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags