Manchetes

Guarda Municipal de Mossoró é a terceira do país a implantar Sinesp CAD

Serviço integra as ocorrências do CIOTS ao sistema nacional de despacho de ocorrências
Em mais uma iniciativa pioneira para a gestão de segurança pública do município, o Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança (CIOTS) passa a operar a partir desta quarta-feira (16) interligado ao sistema de gestão da rede de atendimento de despacho de ocorrência nacional (Sinesp CAD).

A Guarda Civil Municipal de Mossoró é a terceira do país a aderir ao sistema de tecnologia da informação que permite o atendimento de ocorrências integrado entre as agências de segurança pública em âmbito nacional, estadual e municipal, promovendo uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e operacionais disponíveis. “Tomamos essa iniciativa de implantação do sistema Sinesp CAD, porque além de diminuir o tempo de resposta junto à população, também possibilita a melhoria do planejamento operacional”, destacou Sócrates Vieira Junior, secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Transporte e Trânsito.
Nesta terça-feira (15), os funcionários da Guarda Civil Municipal que atuam no Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança de Mossoró (CIOTS) participaram de uma capacitação para operar o sistema. “Durante esse treinamento serão trabalhados três módulos: atendimento, despacho de ocorrência e supervisão. A partir de amanhã faremos uma operação assistida dentro do CIOTS já com a ferramenta em operação. A Guarda Municipal de Mossoró está sendo a primeira do Estado a fazer uso dessa ferramenta e a terceira do país”, frisou a coordenadora de informática da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Major Pettra Barbosa de Melo, responsável pelo treinamento.

O Comandante da Guarda Municipal, GCM Carvalho, explica que essa plataforma irá beneficiar todos da área da segurança pública, sobretudo, a nossa gloriosa Guarda Civil, uma vez que o sistema opera de maneira conectada ao banco de dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). "Com o início do uso desse sistema, somos a primeira Guarda Municipal do RN e a terceira do Brasil a implantar essa plataforma, acompanhando em tempo real, o andamento das ocorrências, além de agilizar o atendimento," finalizou.

De acordo com o coordenador do CIOTS, Diego Fernandes Freire, essa ferramenta vai possibilitar o levantamento de estatísticas mais detalhadas, contribuindo para a definição de novas estratégias de segurança pública. “Com a implantação do sistema também será possível a integração de câmeras privadas e públicas para agilidade do atendimento in loco, facilitando a visibilidade e acompanhamento em tempo real do incidente”, explicou Freire.
Fonte: SECOM
Com Adaptações do Blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a GCM Mossoró

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 298 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags