Manchetes

Reconhecimento facial já analisou mais de 150 mil rostos durante o MCJ 2019

Uma das novidades no Plano de Segurança do Mossoró Cidade Junina para esse ano, o sistema de reconhecimento facial tem utilizado a tecnologia durante o São João mais cultural do país. O sistema ajuda na identificação de procurados do sistema prisional que possam circular pelos espaços do MCJ.

Com câmeras posicionadas em locais estratégicos, o sistema funciona dentro de um ônibus da Polícia Militar, com computadores e câmeras que monitoram o local durante a realização do evento. Até o último domingo (23), os equipamentos utilizados no reconhecimento facial contabilizaram mais de 150 mil faces analisadas durante as apresentações na Estação das Artes e no Pingo Da Meio Dia.
Para a captura das imagens são utilizadas cinco câmeras, sendo uma de 360 graus. O sistema opera com um banco de dados com rostos cadastrados para fazer o reconhecimento facial e o índice de precisão supera os 90%. “Estamos utilizando o banco de dados do sistema prisional. Com essa nova tecnologia conseguimos diminuir o número de ocorrências na Estação das Artes”, explica o Secretário Municipal de Segurança, Sócrates Vieira Junior.
O coordenador do Centro Integrado de Operação de Trânsito e Segurança de Mossoró – CIOTS, Diego Fernandes Freire, explica que o sistema emite um sinal de alerta quando ocorre alguma similaridade facial. “Aparece na tela um aviso em vermelho dizendo que a pessoa é procurada, então as características e o local são transmitidas via rádio para que os guardas abordem o suspeito”, explica.
Além do sistema de reconhecimento facial, o Plano de Segurança do Mossoró Cidade Junina 2019 conta ainda com quase 100 câmeras instaladas em todo o circuito do evento. Uma média de 540 agentes de segurança entre Guardas Civis Municipais, Agentes de Trânsito, Policiais Militares e Civis, brigadistas civis, além de segurança privada estão atuando no evento. “Estamos executando o planejamento detalhado com a atuação integrada das forças de segurança, aumentando o efetivo em eventos com perspectiva de maior público. Com a associação do contingente humano e da tecnologia o evento está sendo realizado com total segurança”, explica o secretário municipal de Segurança, Sócrates Vieira.
SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a GCM Mossoró

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 298 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags