Manchetes

Guarda Municipal intensifica fiscalização no combate ao Covid-19

Durante esse período de isolamento social são as ações de controle e combate ao novo coronavirus que nos aproximará mais rapidamente da volta à normalidade. E para que as recomendações dos órgãos governamentais sejam concretizadas em Mossoró, a Guarda Municipal não vem medindo esforços para fiscalizar as ruas e o comércio em geral.
É o que ocorre, por exemplo no Mercado da Cobal. Repartição pública municipal, o prédio voltado para o setor de alimentação é fiscalizado 24 horas por dia, todos os dias da semana, por guarnições compostas por três guardas municipais e ainda recebe o apoio de viaturas onde realizam Ponto Base. “Esses agentes ficam de prontidão durante todo os seus respectivos plantões para fazerem valer as resoluções de distanciamento social, o uso de máscaras e outras previsões contidas nos decretos municipais em vigor por conta da covid-19, além, claro, das obrigações como agentes da segurança pública, esses servidores ainda realizam toda a parte preventiva, explica o Inspetor Geral da GCM de Mossoró, Rudrigo Carvalho.
Além da Cobal, o Mercado do Vuco-Vuco é outro prédio sob a responsabilidade da prefeitura. Logo, as viaturas da Guarda Municipal estão em constante patrulhamento para fiscalizar e coibir os que não estão respeitando a ordem do poder público municipal conforme os decretos Municipais. 
Segundo explica Carvalho, essas guarnições de rua dão apoio não somente aos agentes destacados para os prédios públicos municipais, como Unidades Básica de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), mas também trabalham em conjunto com a Polícia Militar a fim de fiscalizar o comércio em geral. “Nosso trabalho é para coibir a aproximação das pessoas, evitando as aglomerações e consequentemente coibir a proliferação do Covid-19, além de dar tudo a suporte a Vigilância Sanitária durante esse período de pandemia”, completa o Inspetor Geral.

Guarda Civil e o apoio a outras instituições municipais durante a pandemia

Outra instituição dentro da Secretaria Municipal de Segurança, a Defesa Civil de Mossoró tem recebido esse apoio por da GCM em suas fiscalizações e diligências na cidade. É a Defesa Civil que faz, por exemplo, as barreiras montadas nas rodovias de acesso a Mossoró, juntamente com a participação de voluntários da Cruz Vermelha e de Bombeiros Civis, cogitando o distanciamento, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, como também a real necessidade de circular nas ruas.


Abrigo  (Acolhimento)
O apoio ocorre também no abrigo montado pela prefeitura para acolher as pessoas em situação de rua para cumprirem o isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos públicos. São cerca de 30 pessoas assistidas no acolhimento que tem a frente a Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude do município. “Temos lá no mínimo 07 guardas fazendo a segurança de todos e mantendo a ordem do lugar 24 horas por dia. Como é um posto momentâneo e não havia guardas suficientes para cobrí-lo, tivemos que investir em diárias operacionais para manter o nosso apoio aos profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude”, finaliza o Inspetor Geral.
Por GCM Vinícius

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a GCM Mossoró

A Guarda Civil Municipal de Mossoró conta com 298 profissionais, treinados e capacitados para resguardar a segurança do cidadão mossoroense.  Sempre com a preocupação de mostrarmos para a população que somos uma Guarda Cidadã e que estamos nas ruas para lutarmos por um mundo mais justo, desde a proteção dos bens patrimoniais, até a segurança do cidadão.  Conte conosco. Ligue 153




Nuvens de Tags